Barcelona, Espanha — Depois da sacudida do Banco Central Europeu (BCE), que surpreendeu boa parte do mercado com uma alta dos juros de 0,50 ponto percentual, as notícias do continente devem semear mais volatilidade nos mercados. A avalanche de dados micro e macroeconômicos para a próxima semana, inclusive a decisão do Federal Reserve (Fed) sobre juros na próxima quarta-feira, deve deixar os investidores reticentes.
As ações europeias oscilavam entre ganhos e perdas na sexta-feira, com os investidores digerindo as manobras do BCE e intentado descifrar como a autoridade monetária colocar em ação seu plano antifragmentação do mercado de dívida. Entre os futuros de índices nos Estados Unidos, prevalece a queda, embora o contrato atrelado ao Dow Jones tenha ido, por breves instantes, ao campo positivo.
🤒 Saúde financeira? O mercado vai e vem no balanço corporativo. As ações da Snap Inc. chegaram a cair 28% depois do fechamento dos mercados, após anunciar vendas decepcionantes. Neste ano, as ações da empresa já perderam 65%. A performance ruim respingou nas outras empresas de tecnologia dependentes de publicidade digital, como Meta Platforms Inc. e Alphabet Inc.
→ Fatores que estão orientando os mercados hoje:
⛔ Economias em contração. A crise energética, a espiral inflacionária e a deterioração dos índices de confiança já se fazem sentir na indústria europeia. Alemanha e França encolheram no mês de julho, segundo dados preliminares do índice de gestores de compra (PMI). Ao compilar os dados sobre a compra de materiais para a fabricação de produtos, o indicador dá um panorama sobre a situação e a direção da economia.
Na Alemanha, o PMI composto registou o pior nível desde junho de 2020 ao retroceder para 48,0 pontos, contra expectativas de 50,2 esperado e 51,3 da leitura anterior. Na França, o indicador de Manufatura e Serviços ficou em 50,6 pontos (ante os 51,1 esperados e os 52,5 da última medição), mas o PMI manufatureiro entrou em zona de contração (49,6).
📖 Novo capítulo. O BCE dominou as manchetes com intervenções históricas. Contrariou os próprios sinais da presidente Christine Lagarde e optou por dobrar a alta dos juros, em 0,50 ponto. Foi o primeiro aumento de taxas desde 2011, o maior desde 2000 e a primeira vez desde 2014 que o custo do dinheiro sai do território negativo (agora as taxas estão zeradas).
☎️ Alô? Sem respostas. Mas a autoridade monetária decepcionou os investidores ao não explicar os detalhes da ferramenta que visa impedir a fragmentação do mercado de dívida europeu. É papel do BCE evitar uma diferença brutal dos prêmios de risco entre os países mais desenvolvidos do bloco, como é o caso da Alemanha, e os países periféricos, como Itália, Espanha, Portugal e Grécia. O mercado aguardava informações sobre requisitos, duração e como serão equilibradas as medidas de retirada de liquidez, de modo que consiga controlar a inflação sem provocar um choque de dívida. Mas ficou sem respostas.
• Leia o Breakfast, uma newsletter da Bloomberg Línea: A corrida das big techs pelo setor de saúde
🟢 As bolsas ontem: Dow Jones Industrials (+0,51%), S&P 500 (+0,99%), Nasdaq Composite (+1,36%), Stoxx 600 (+0,44%), Ibovespa (+0,76%)
Os mercados acionários dos EUA voltaram a fechar em alta, impulsionados por grandes empresas de capitalização de mercado e ações de tecnologia, como Apple, Amazon e Tesla. O S&P 500 fechou com seu maior ganho em uma seqüência de três dias desde 27 de maio. A fabricante de veículos elétricos, que divulgou seu balanço após o fechamento das bolsas, anotou um ganho ajustado de US$ 2,27 por ação, superior aos US$ 1,83 esperados pelo mercado. Pela manhã, os índices de ações dos EUA foram atingidos pelo aumento de 0,50 ponto percentual da taxa de juros pelo BCE.
Na agenda
Esta é a agenda prevista para hoje:• Indicadores PMIs/Jul: Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Zona Euro
• Europa: Reino Unido (Vendas no Varejo/Jun, Índice GfK de Confiança do Consumidor)
• Ásia: Japão (IPC/Jun)
• América Latina: México (IPC - 1ª quinzena do mês/Jul)
• Bancos centrais: Levantamento do BCE com previsões econômicas. Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha
• Balanços do dia: Verizon, Twitter, American Express, Norsk Hydro, NextEra Energy