Bloomberg — Traders europeus analisaram o discurso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, após a decisão da taxa de juros desta quinta-feira (21) como impreciso quanto aos próximos passos da autarquia.
O spread entre os títulos italianos de 10 anos e os equivalentes alemães aumentou quase 25 pontos-base, aproximando-se dos níveis vistos pela última vez durante a queda do mercado no mês passado.
BCE eleva taxa de juros pela 1ª vez desde 2011 com disparada da inflação
Os formuladores de política monetária da Zona do Euro elevaram a taxa básica em meio ponto para zero na quinta-feira, encerrando uma era de taxas de juros negativas na região.
“A coletiva não explicou ou comunicou claramente o que eles farão em termos de taxas daqui para frente”, disse Roberto Cobo Garcia, chefe de estratégia G10 FX do BBVA.
Os traders do mercado monetário estão apostando em 60 pontos-base de alta na próxima reunião do BCE em setembro, em comparação com menos de 50 pontos-base antes da decisão.
“O mercado está tentando forçar Lagarde a dar orientações claras sobre quando usarão a ferramenta e um compromisso mais forte para além de ‘o que for preciso’, mas ela ainda não quis revelar muito”, disse Kaspar Hense, gerente de portfólio da Gestão de Ativos Bluebay.
A reavaliação sugere que os investidores esperam que o BCE tenha que se tornar mais agressivo para lidar com a inflação recorde, que está em mais de quatro vezes sua meta de 2%. A medida ocorre apesar da crise política na Itália - uma das economias mais endividadas da região - que colocou os mercados do país em queda livre.
As atenções agora se voltam para a nova ferramenta do Banco Central Europeu para evitar o pânico indevido nos mercados de títulos do governo, chamada de Transmission Protection Instrument (TPI).
A ferramenta será “uma adição ao kit de ferramentas do Conselho do BCE” para proteger a transmissão da política monetária em toda a área do euro, de acordo com um comunicado do BCE. Lagarde disse que todos os membros da área do euro são elegíveis.
Leia também
Ibovespa abre em queda com investidores globais digerindo alta do juro na Europa