Bloomberg Línea — A distância entre as intenções de voto no ex-presidente Lula (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a seis pontos percentuais, a menor vantagem do petista desde abril. Segundo pesquisa do PoderData, do site Poder360, Lula está com 43% dos votos e Bolsonaro, com 37%.
Os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, desde a pesquisa do início do mês. Lula caiu um ponto em relação ao último levantamento e Bolsonaro cresceu um ponto.
Segundo a análise do PoderData, apesar de a variação ter acontecido dentro da margem de erro, “a trajetória de Lula e de Bolsonaro permite ver uma gradual aproximação entre o petista e o atual presidente nas últimas semanas”.
Depois deles vêm os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 3%; André Janones (Avante), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%.
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de julho. O levantamento já estava sendo feito, portanto, quando Bolsonaro convocou embaixadores estrangeiros ao Palácio da Alvorada para repetir desinformações sobre o processo eleitoral brasileiro. Segundo o PoderData, o impacto do episódio “parece ter sido nulo” na opinião dos eleitores.
O instituto acredita que a pesquisa reflete o noticiário econômico dos últimos dias. Esta foi a primeira pesquisa feita depois da promulgação da emenda constitucional que criou o estado de emergência e autorizou o governo a fazer gastos orçamentários fora do teto de gastos. Entre as medidas da emenda, estão o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 e o pagamento de uma verba a caminhoneiros autônomos.
Desde a última versão dessa pesquisa, do dia 5 de julho, o preço da gasolina nos postos caiu com a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis e do anúncio da Petrobras, no início desta semana.
Na opinião do PoderData, os dados da pesquisa divulgada nesta quarta mostram uma vitória de Lula no primeiro turno mais distante. Nas rodadas anteriores, Lula empatava com a soma das porcentagens de todos os candidatos exceto Bolsonaro. Agora, Lula tem 43% dos votos e a soma dos outros dá 49%.
Se a situação mostrada pela pesquisa se mantiver até a eleição, em 2 de outubro, a disputa presidencial irá para o segundo turno. De acordo com o PoderData, Lula teria 51% dos votos contra 38% de Bolsonaro — pelos dados da pesquisa, o presidente não conquistaria novos eleitores no segundo turno, enquanto o petista subiria oito pontos entre um turno e outro.
A pesquisa ouviu 3 mil pessoas entre os dias 17 e 19 de julho. As entrevistas são feitas por telefone, mas não são pessoais: a ligação é feita por um software e o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do telefone. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07122/2022.
Leia também:
Bolsonaro ou Lula? Quem são as celebridades que apoiam os presidenciáveis
Mercado vê inflação e juros altos por mais tempo, mostra relatório Focus