Fasano aposta até em hortifruti em novo projeto que expande negócios da marca

Empório Fasano, em parceria com a JHSF, nos Jardins, representa avanço do grupo em nova business unit para além da gastronomia e da hotelaria que o consagraram

Novo empreendimento do Grupo Fasano, em São Paulo: aposta em pequenos produtores e na experiência de compra
14 de Julho, 2022 | 08:16 AM

Bloomberg Línea — Um projeto de R$ 15 milhões, que durou dois anos, em três andares distribuídos em mais de 1.000 metros quadrados no coração dos Jardins, em São Paulo. O novo empreendimento do Grupo Fasano, em parceria com a JHSF (JHSF3), revela novas direções não só de um dos ícones do mercado de luxo no Brasil mas do segmento como um todo em busca de mais crescimento.

O Emporio Fasano, que abre as portas ao público nesta quinta-feira (14), aposta no que descreve como uma experiência diferente do que um supermercado voltado para o público de alta renda poderia oferecer. Será um desafio em um segmento de negócios conhecido pelas margens apertadas.

O novo empreendimento representa um passo estratégico do Grupo Fasano para além da gastronomia de alto padrão e dos hotéis cinco estrelas e boutique que o consagraram como um dos principais representantes do mercado de luxo no país. Na prática, é uma nova unidade de negócios.

Desta vez, no Empório, a aposta de negócios está fundamentada na oferta de itens inéditos no país, selecionados com detalhada curadoria, segundo a promessa do grupo, e em uma experiência que permite aos clientes uma imersão sensorial em mais de 4 mil produtos.

PUBLICIDADE

“O Emporio oferecerá atendimento dedicado em todos os andares, integrados por um elevador industrial, para conduzir a experiência de compra, bem como degustações”, disse Vanessa Sandrini, diretora responsável pela operação ao lado de Gaston Hamaoui, responsável comercial.

Na definição do restaurateur Gero Fasano, que está a frente do negócio como de costume para garantir o toque de excelência, o objetivo é “apresentar novidades que serão garimpadas em futuras viagens para incrementar ainda mais a gama de produtos que estarão disponíveis na loja”.

O modelo do novo Empório Fasano poderá ser replicado para novas unidades - “vamos avaliar esta nova operação”, diz Sandrini. Segundo ela, foi justamente “avaliando” a operação do Selezione Fasano, loja localizada no Shops Jardins, o shopping da JHSF na rua Haddock Lobo, que nasceu o Emporio. O Selezione foi a operação que representou a entrada do grupo no segmento de varejo, no fim de 2020, em processo que foi importante para “entender a operação como um todo”, nas palavras dela.

Agora, o Selezione foi integrado ao Emporio “como uma marca de produtos em parceria com pequenos produtores locais”, define.

Valorizar o local

Em uma proposta com pegada “slow”, segundo eles, que questiona e valoriza a história e a origem dos produtos, os itens são distribuídos por temas e divididos em diferentes ambientes.

No térreo estão as frutas e hortaliças cultivadas por pequenos produtores, com rastreamento da origem e dados da colheita, além de massas frescas produzidas internamente e de forma artesanal, molhos, carnes, congelados e refrigerados.

No segundo andar, a atmosfera é outra. Lá estão vinhos, queijos, itens importados e produtos de pequenos produtores parceiros nacionais.

PUBLICIDADE

Por fim, no último andar, é possível encontrar outros ambientes completamente diferentes entre si, com objetos de decoração e design e produtos inspirados no estilo e na identidade da marca, além de um café da própria marca, uma panetteria e um terraço a céu aberto que comporta pelo menos 30 pessoas.

Novo empreendimento do Fasano em São Paulo oferece alimentos frescos como legumes, verduras e frutas

“A intenção foi privilegiar pequenos produtores, trazendo para os clientes produtos de qualidade, de forma artesanal e fresca. A pesquisa foi realizada de forma minuciosa para privilegiarmos o melhor do que produzimos por aqui” disse Sandrini sobre o processo de curadoria dos produtos.

A executiva explica que o objetivo é também levar produtos do Fasano para o dia-a-dia e para a casa do consumidor a partir de uma experiência diferente de consumo, que começa no que descreve como “curadoria inédita no Brasil”. Cita mais de 60 rótulos de vinhos exclusivos, além dos embutidos e queijos - muitos importados de diferentes regiões do mundo.

Leia também

Por que marcas de luxo como a Louis Vuitton estão abrindo restaurantes

SPX, de Rogério Xavier: dúvida não é ‘pouso forçado’, mas duração da recessão

Melina Flynn

Melina Flynn é jornalista naturalizada brasileira, estudou Artes Cênicas e Comunicação Social, e passou por veículos como G1, RBS TV e TC, plataforma de inteligência de mercado, onde se especializou em política e economia, e hoje coordena a operação multimídia da Bloomberg Linea no Brasil.