Bloomberg — As ações na Ásia apontam para uma abertura estável na quinta-feira, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas e a ata do Federal Reserve que destacou a determinação do banco central em combater a inflação.
Os futuros subiam nas bolsas do Japão e da Austrália, mas rondavam a estabilidade em Hong Kong após uma queda nas ações chinesas listadas nos Estados Unidos. Os futuros dos EUA flutuavam após uma sessão agitada em Wall Street que teve ganhos modestos.
A ata da reunião de junho sinalizava a possibilidade de uma política monetária “ainda mais restritiva” para evitar a inflação arraigada. Os vencimentos mais curtos levaram a uma queda nos títulos do Tesouro que elevou o rendimento de dois anos para 3%.
Os mercados esperam outra alta de 75 pontos base do Fed em julho. O pico do ciclo de aperto no início de 2023 agora está acima de 3,4%, de cerca de 3,2% anteriormente. O dólar subia.
Inversões ao longo da curva de juros dos EUA estão entre os sinais de preocupação de que taxas mais altas possam desencadear uma recessão e uma política mais flexível no próximo ano. Outros incluem um amplo recuo nas commodities que deixaram o petróleo abaixo de US$ 100 o barril.
As oscilações mais recentes do mercado estendem um período de volatilidade nos ativos, à medida que os investidores lidam com ameaças de inflação alta e desaceleração da expansão econômica em meio ao aperto nas políticas monetárias em grande parte do mundo.
Para Priya Misra, chefe global de estratégia de taxas da TD Securities, as minutas do Fed foram “falsas em relação a um mercado que está cada vez mais convencido de que o Fed está prestes a piscar em altas devido a uma recessão iminente”.
Dados divulgados na quarta-feira mostraram que as vagas de emprego nos EUA caíram ligeiramente em maio, mas permaneceram perto de um recorde, apontando para uma demanda resiliente por mão de obra, mesmo com o otimismo sobre as perspectivas da economia diminuindo. O crescimento no setor de serviços dos EUA diminuiu em junho para uma baixa de mais de dois anos, mas superou as estimativas.
Enquanto isso, o banco central da China parece pronto para retirar dinheiro do sistema financeiro em um sinal de que está caminhando para normalizar a política monetária à medida que os principais pares globais aumentam as taxas.
A libra manteve perdas em meio ao drama político contínuo no Reino Unido. Boris Johnson disse a colegas de gabinete que não renunciará ao cargo de líder conservador e primeiro-ministro, apesar de uma série de ministros renunciarem e alguns de seus aliados mais próximos exigirem que ele se vá.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Por que os multimercados voltaram a ganhar espaço na carteira do investidor
Terminal VIP do Aeroporto de Guarulhos será construído com capital externo