Bloomberg Línea — Após a saída de Martín Guzmán do governo argentino, o presidente Alberto Fernández nomeou Silvina Batakis como a nova ministra da Economia na noite de domingo (3).
A nova ministra deverá enfrentar a inflação crescente, com projeções anuais superiores a 72,6%. Além disso, Batakis também deverá abordar a desvalorização do peso nos mercados paralelos de câmbio e a renovação periódica da dívida em pesos, que fica cada vez mais complexa.
O presidente Alberto Fernández nomeou Silvina Batakis para liderar o Ministério da Economia. Batakis é uma economista de renome que também ocupou esse cargo na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015.
Mas quem é Silvina Batakis?
A substituta de Martín Guzmán foi ministra da Economia da Província de Buenos Aires durante o governo de Daniel Scioli, de 2011 a 2015.
Embora durante esses anos o gabinete do governador da província reclamou ao governo nacional de Cristina Fernández de Kirchner sobre a falta de fundos, fontes oficiais confirmaram à Bloomberg Línea que a atual vice-presidente havia pressionado pela nomeação de Batakis.
Não ortodoxa e justicialista, Batakis tem apoiado os controles cambiais em certas circunstâncias.
Em declarações a uma rádio em agosto de 2015, a então ministra da província de Buenos Aires afirmou que “quando as reservas são escassas, é necessário administrá-las e estabelecer prioridades. Isso acontece no mundo todo. Não existe um mercado absolutamente livre, nem mesmo nos Estados Unidos”.
Batakis é licenciada em economia pela Universidade Nacional de La Plata, com mestrado em finanças públicas provinciais pela mesma universidade e mestrado em economia ambiental pela Universidade de York, na Inglaterra.
Antes da confirmação da nomeação de Batakis, outros candidatos ao cargo eram Martín Redrado, Emanuel Alvarez Agis, Miguel Peirano e Marco Lavagna, entre outros.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Leia também
Crise cambial e as razões para a queda do ministro da Economia da Argentina
Arábia Saudita nomeia duas mulheres para alto escalão do governo