Bloomberg — A Arábia Saudita nomeou duas mulheres para cargos de alto escalão no governo, no mais recente sinal de que o país busca diversificar uma força de trabalho predominantemente masculina.
Shihana Alazzaz foi nomeada a primeira mulher vice-secretária-geral do gabinete saudita, de acordo com um decreto real emitido no domingo. Alazzaz foi uma das primeiras mulheres licenciadas para exercer advocacia na Arábia Saudita e vem do Fundo de Investimento Público, onde foi conselheira geral.
Como parte das mudanças, Princesa Haifa bint Mohammed Al Saud foi nomeada vice-ministra do turismo. Anteriormente, ela foi ministra assistente do turismo, responsável pela implementação da estratégia de turismo do país – um elemento-chave do objetivo do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman de diversificar a economia.
A Arábia Saudita tem flexibilizado gradualmente as restrições às mulheres como parte do plano do governo de obter mais cidadãos para trabalhar no setor privado. Nos últimos anos, as autoridades suspenderam a proibição de motoristas do sexo feminino e permitiram que elas viajassem sem a permissão de um responsável masculino. Ainda assim, a taxa de desemprego feminino é cerca de quatro vezes a dos cidadãos do sexo masculino, segundo dados da semana passada.
Em junho, o reino nomeou uma ex-executiva da Saudi Aramco, Sheila Alrowaily, como a primeira mulher a ingressar no conselho de seu banco central. Outras mulheres em posições de liderança no reino incluem Sarah Al Suhaimi, presidente do conselho da bolsa de valores da Arábia Saudita, e Rania Nashar, chefe de compliance e governança do Fundo de Investimento Público.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Vale no radar: Goldman corta projeção de preço do minério com queda na demanda
©2022 Bloomberg L.P.