Bloomberg — Elon Musk disse que as novas fábricas da Tesla (TSLA) na Alemanha e no Texas estão perdendo “bilhões de dólares” enquanto a fabricante de veículos elétricos tenta aumentar a produção.
“As fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro no momento”, disse o CEO em uma videochamada com um grupo de clientes da Tesla no Vale do Silício, publicada nesta quarta-feira.
Os comentários, parte de uma discussão mais ampla gravada em 31 de maio, oferecem uma nova visão das operações da Tesla nos dias que antecederam a decisão de Musk de cortar custos demitindo funcionários. As reduções de pessoal afetarão cerca de 10% da força de trabalho assalariada da Tesla nos próximos três meses.
Musk também disse na chamada que a Tesla tem lutado para aumentar rapidamente a produção em Austin de SUVs Modelo Y que usam as novas placas 4680 da empresa e bateria estruturalmente integrada.
Para acompanhar a alta demanda por seus carros, a empresa disse em uma carta aos acionistas em abril que também fabricaria SUVs Modelo Y com as células 2170 mais antigas em Austin – mas as ferramentas necessárias para isso ficaram presas na China, disse Musk.
“Isso tudo vai ser consertado muito rápido, mas requer muita atenção, e será preciso mais esforço para levar esta fábrica a uma produção de alto volume do que foi necessário para construí-la em primeiro lugar”, disse Musk sobre a unidade de Austin. Berlim está em uma “posição um pouco melhor” porque a Tesla a equipou para construir carros com as células 2170, disse ele.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Projeto em Minas Gerais marca entrada do Brasil no mercado global de lítio
© 2022 Bloomberg L.P.