Queda do iene ameaça recuperação da Ásia com risco de crise à vista

Moeda próxima de seu nível mais fraco em 24 anos pode oferecer ao Japão sua melhor chance de garantir uma inflação estável em anos

Por

Bloomberg — O iene está próximo de seu nível mais fraco em 24 anos em uma queda que periga se transformar em uma dor de cabeça econômica e financeira para toda a Ásia - e possivelmente mais além.

No fogo cruzado entre dois regimes de política monetária totalmente diferentes em Tóquio e Washington, a moeda japonesa sofre um aumento de posições vendidas à medida que o Banco do Japão mantém juros próximos de zero para impulsionar uma economia vacilante, enquanto os yields aumentam nos Estados Unidos com o aperto do Federal Reserve.

O perigo é que o iene continue caindo para níveis vistos pela última vez em 1990. Alguns dizem que isso estimularia a intervenção do governo japonês ou levaria a China e outras nações asiáticas a desvalorizar suas moedas para evitar perder competitividade nas exportações.

“Se o iene continuar enfraquecendo, a China verá isso como uma vantagem competitiva injusta, então os paralelos com a crise financeira asiática são perfeitamente óbvios”, disse Jim O’Neill, que era economista-chefe de câmbio do Goldman Sachs na época da crise e agora é consultor sênior da Chatham House. “A China não gostaria que essa desvalorização de moedas ameaçasse sua economia.”

Mas o Banco do Japão está firme em sua estratégia de fixar as taxas de juros perto de zero, com um iene mais fraco potencialmente oferecendo ao Japão sua melhor chance de garantir uma inflação estável em anos. Isso mesmo como as empresas avisando sobre o impacto negativo na economia doméstica e as famílias se preparando para uma crise de custo de vida caso a inflação decole.

Se o BC japonês estiver certo, isso poderia garantir um ciclo de alta de preços estáveis que poderia dar impulso ao crescimento na Ásia. Se estiverem errados, correm o risco de um colapso desordenado de uma moeda importante, o que faria a autoridade monetária se esforçar para ajustar a política rapidamente e o Japão se lançaria em direção a outra recessão.

E eles podem não ter muito tempo se a venda especulativa continuar.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: