Bloomberg — As autoridades de Brasil e Estados Unidos estão debatendo uma cooperação para combater o comércio legal de madeira da Amazônia, assim como outros crimes ambientais contra a floresta, de acordo com o Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite.
“Estamos focados em prevenir o comércio ilegal internacional de madeira que acontece na região”, disse Leite em entrevista em Los Angeles nesta sexta, onde participa da Cúpula das Américas como parte da delegação brasileira, junto com o presidente Jair Bolsonaro. “O apoio americano é muito importante.”
A cooperação ambiental foi o principal tópico da reunião entre Leite, o Ministro da Justiça Anderson Torres e John Kerry, enviado especial do presidente Joe Biden para o clima, na tarde de quinta-feira (9) em Los Angeles.
Leite assumiu o cargo para substituir Ricardo Salles, o antigo chefe da pasta que foi alvo de investigações da Polícia Federal sobre irregularidades na exportação de madeira. Desde que tomou posse, o novo ministro tem tentado melhorar a relação com os EUA e reverter imagem ruim que o Brasil tem assumido na pauta ambiental no exterior.
Energia renovável
Os EUA também estão interessados na habilidade brasileira de abastecer o mundo com energia verde, de acordo com Leite. Mais cedo, o presidente Bolsonaro disse que o país pode se tornar o maior exportador de energia eólica e hidrogênio renovável.
“Enquanto os países desenvolvidos recorrem a combustíveis fósseis, o Brasil pode tomar um papel fundamental de fornecer energia totalmente limpa em busca de uma economia de emissão neutra”, disse Bolsonaro em seu discurso na Cúpula.
Para viabilizar o projeto, conforme Leite, o governo está preparando novas regras para permitir a exploração de campos eólicos ao longo da costa brasileira, garantindo a preservação ambiental.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Bolsonaro se queixa de falta de recursos para a Amazônia
© 2022 Bloomberg L.P.