Bloomberg — A Apple (AAPL) anunciará mudanças significativas no sistema operacional do iPad na próxima semana, segundo pessoas com conhecimento do assunto disseram à Bloomberg, como parte de um esforço para tornar o dispositivo mais parecido com um notebook, como um MacBook, e menos com um iPhone.
A próxima grande atualização de software do iPad, o iPadOS 16, terá uma interface multitarefa redesenhada que tornará mais fácil ver quais aplicativos estão abertos e alternar entre tarefas, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as mudanças ainda não são públicas. O sistema também permitirá que os usuários redimensionem as janelas de aplicativos.
O iPad responde por quase 9% das vendas anuais da Apple, e esse percentual aumentou nos últimos anos. Mas os usuários profissionais do dispositivo clamam por uma interface que se pareça mais com uma experiência de laptop. O hardware do iPad, que agora inclui o mesmo processador M1 de alguns laptops da Apple, ficou cada vez mais poderoso e, de certa forma, o sistema operacional não acompanhou.
Um porta-voz da empresa com sede em Cupertino, na Califórnia, não quis a comentar.
A nova interface do iPad será uma das maiores atualizações anunciadas na sua conferência anual, a Worldwide Developers Conference, que também incluirá atualizações de software para iPhone, Mac, Apple Watch e Apple TV.
Atualmente, os usuários do iPad podem executar aplicativos em tela cheia, como em um iPhone, ou executar dois aplicativos lado a lado. A empresa também permite que os usuários adicionem uma versão reduzida de um terceiro aplicativo deslizando-o lateralmente. As alterações vão expandir essa interface.
Estima-se que a Apple gere mais de US$ 20 bilhões por ano na App Store, e o evento WWDC ajuda a manter essa receita. Novos recursos de software ajudam a estimular os desenvolvedores a criar novos aplicativos, algo que, por sua vez, aumenta a receita.
Para o iOS 16, a próxima versão do sistema operacional do iPhone, a Apple planeja várias mudanças, incluindo um novo bloqueio de tela com widgets, segundo informou a Bloomberg.
A empresa também atualizará o aplicativo de saúde e adicionará novos recursos de áudio e redes sociais ao app de mensagens. Aplicativos redesenhados para macOS também estão a caminho, incluindo uma reformulação nas preferências do sistema.
Para o Apple Watch, a empresa planeja mudanças nos mostradores do relógio, na navegação do sistema e em vários aplicativos do dispositivo, incluindo uma atualização notável nos recursos de rastreamento de condicionamento físico.
A empresa também planeja um novo modo de baixo consumo de energia que permitirá aos usuários operar o dispositivo quando a bateria estiver acabando. O modo de baixo consumo atual só mostra a hora.
Veja também em bloomberg.com
Leia também:
Apple manterá produção de iPhone estável em mercado mais difícil
Apple prepara óculos de realidade virtual como próxima grande aposta
©2022 Bloomberg L.P.