Bloomberg — Sheryl Sandberg, que se tornou uma das figuras mais conhecidas no mundo dos negócios e da tecnologia depois de ajudar o Facebook a passar de startup a superpotência de publicidade multibilionária, deixará o cargo de COO (executiva-chefe de Operações) da Meta Platforms (FB).
Sandberg, de 52 anos, continuará a integrar o conselho de administração da Meta, proprietária do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, segundo post na rede social nesta quarta-feira (1). Javier Olivan, que liderou os esforços de crescimento da empresa por anos, assumirá o lugar de Sandberg como COO quando ela deixar o cargo oficialmente no segundo semestre.
Sandberg ingressou no Facebook em 2008 e foi vital para transformá-lo na gigante da mídia social que gerou quase US$ 120 bilhões em receita no ano passado. Apenas no primeiro trimestre deste ano, as receitas com publicidade atingiram o volume de US$ 27 bilhões.
Ao longo de sua jornada, ela se tornou também uma escritora influente, após a publicação de Lean In em 2013, e atuou como executiva de mais alto perfil da empresa ao lado do CEO Mark Zuckerberg. Ela também respondeu pelos erros de política e privacidade do Facebook ao longo dos anos, tentando melhorar seu relacionamento com o público em geral e os órgãos reguladores.
Em entrevista à Bloomberg, Sandberg chamou sua carreira na Meta de “a maior honra e privilégio de sua vida”, mas brincou que também não é “o trabalho mais tranquilo que já teve”.
“É uma decisão que não tomei de ânimo leve, mas já se passaram 14 anos”, disse ela nesta quarta-feira. “Quero ter mais tempo para a filantropia, para fazer mais com minha fundação.” Ela também pretende dedicar mais tempo à família: deve se casar neste verão do hemisfério Norte e cuidar de seus filhos e dos futuros enteados, segundo contou na entrevista à Bloomberg.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Inverno cripto? Holding do Mercado Bitcoin demite 12% dos funcionários
© 2022 Bloomberg L.P.