Turquia negociará adesão de Suécia e Finlândia à Otan diretamente com nórdicos

Partes envolvidas se reunirão em Ancara nesta semana para acordar sobre as condições necessárias para aprovação da entrada de nórdicos

Turquia vem barrando pedido de adesão por alegar que nórdicos fomentam militantes curdos
Por Beril Akman
24 de Maio, 2022 | 03:26 PM

Bloomberg — Autoridades suecas e finlandesas viajarão para Ancara na quarta-feira (25) para tentar superar as objeções da Turquia às propostas das duas nações para ingressar na Otan.

O secretário de Estado da Suécia, Oscar Stenstrom, e seu colega finlandês Jukka Salovaara, se reunirão com o principal assessor presidencial da Turquia, Ibrahim Kalin, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Turquia.

PUBLICIDADE

A aceitação formal das candidaturas sueca e finlandesa para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte foi barrada pela Turquia, que alega que os países apoiam militantes curdos considerados terroristas. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também sinalizou que suas preocupações se estendem a como outros membros da Otan lidam com os grupos curdos.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse a repórteres que as preocupações de segurança da Turquia permanecem em vigor e renovou as exigências para que os dois países nórdicos suspendam o embargo à exportação de armas, segundo a emissora privada NTV.

“Queremos garantias absolutas”, disse Cavusoglu.

PUBLICIDADE

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Davos: Presidente da Comissão Europeia denuncia ‘chantagem’ russa