Bloomberg — Um leilão de uma participação controladora em uma mina de lítio chinesa recebeu 3.448 lances, ressaltando a dificuldade para garantir o metal fundamental para baterias que é fundamental para a transição para energia limpa.
A participação de 54,3% na Yajiang Snowway Mining Development, proprietária da mina em Sichuan, província no sudoeste da China, foi vendida por cerca de 2 bilhões de yuans (US$ 299 milhões), segundo a plataforma de leilões judiciais do JD.com. Esse valor é quase 600 vezes maior que o preço inicial de cerca de 3,35 milhões de yuans. Os detalhes do lance vencedor não estavam disponíveis imediatamente.
A acalorada guerra de lances, que terminou no sábado (21), contou com 21 participantes, enquanto mais de 980 mil pessoas assistiram online durante os cinco dias do evento.
“Acreditamos que o preço do leilão indica um mercado primário chinês otimista para os preços futuros do lítio, bem como a importância estratégica dos ativos de espodumênio de Sichuan”, disseram os analistas da Daiwa Capital Markets, Dennis Ip e Leo Ho, em nota.
A mudança para veículos elétricos estimulou uma corrida global pelo lítio, que é usado em praticamente todas as baterias de veículos elétricos, e levou os preços chineses do carbonato de lítio a subirem mais de 400% no ano passado. O lance mais alto em uma licitação de abril, feito pela australiana Pilbara Minerals por concentrado de espodumênio, uma forma parcialmente processada de lítio, mais que dobrou em apenas seis meses.
A Yajiang Snowway está passando por um processo de falência. A mina de lítio Dechenonba, na área de Yajiang, em Sichuan, cobre 1,14 quilômetros quadrados, com reservas estimadas de 24,9 milhões de toneladas e uma capacidade planejada de 1 milhão de toneladas por ano.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ações nos EUA devem cair mais 10%, segundo gestores e traders
Mercado sobe com caça a pechinchas e fala de Biden sobre tarifas a produtos chineses
© 2022 Bloomberg L.P.