Bolsas americanas têm mais um dia de queda generalizada para os todos os setores

S&P 500 negociava no patamar mais baixo do ano, enquanto investidores medem as consequências da inflação

Ações americanas recuam nesta segunda (9)
Por Rita Nazareth
09 de Maio, 2022 | 02:43 PM

Bloomberg — As ações de todos os setores caíam nesta segunda-feira (9) nos Estados Unidos em meio a preocupações sobre quanto o Federal Reserve terá que aumentar as taxas de juros para conter a inflação que é a mais alta em décadas sem levar a economia a uma recessão.

Os investidores estarão atentos a uma série de falas de dirigentes do banco central do país esta semana, depois que o presidente Jerome Powell disse que a opção de um aumento de 75 pontos base é baixa. O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse à Bloomberg TV que apoia que os formuladores de políticas continuem a aumentar as taxas em meio ponto, em vez de fazer algo maior. Enquanto isso, seu colega de Minneapolis, Neel Kashkari, disse estar confiante de que as autoridades reduzirão a inflação.

PUBLICIDADE

O S&P 500 era negociado perto de seu nível mais baixo do ano. A diferença entre os Títulos de 5 e 30 anos cresceu para o nível mais alto em pouco mais de seis semanas, à medida que os títulos de longo prazo ficaram sob pressão. Os títulos de dois anos, que são os mais sensíveis a mudanças de política iminentes, subiam, com os rendimentos em queda.

As perspectivas para as ações dos EUA não são particularmente otimistas, mesmo que uma recessão total seja evitada, de acordo com estrategistas do Goldman Sachs (GS). O S&P 500 caiu quase 15% este ano, com altas taxas de inflação, uma economia em desaceleração e um aperto agressivo do Fed pesando sobre o apetite ao risco e as avaliações.

“O melhor cenário para a economia – e, eventualmente, para os preços das ações – provavelmente envolverá um período contínuo de retornos limitados do mercado de ações”, escreveram estrategistas do Goldman liderados por David Kostin em relatório aos clientes. “Os riscos em torno das avaliações de ações são enviesados para o lado negativo, mesmo em nosso cenário base não recessivo. As oscilações continuarão sendo grandes até que o caminho da inflação fique claro.”

PUBLICIDADE

Leia também

Frenesi das meme stocks contribui para arrecadação recorde de impostos nos EUA