Bloomberg — Os líderes do G-7 vão se comprometer a proibir a importação de petróleo russo em resposta à guerra do presidente Vladimir Putin na Ucrânia, de acordo com um rascunho do comunicado visto pela Bloomberg. Os chefes das principais economias assumirão o compromisso após uma vídeo chamada prevista para este domingo (08/05). A declaração está sujeita a alterações.
Vários dos países do G-7 já se comprometeram a diversificar os suprimentos russos, com a Alemanha, a maior economia da União Europeia, já apoiando uma proposta da UE de proibir as importações de petróleo até janeiro.
Os líderes “se comprometerão a eliminar gradualmente nossa dependência da energia russa, inclusive eliminando ou proibindo a importação de petróleo russo”, diz o esboço. “Garantiremos que o façamos de maneira oportuna e ordenada, e de maneira a fornecer tempo para o mundo garantir suprimentos alternativos”.
Os líderes do G-7 também se comprometerão a tomar medidas para proibir ou impedir a prestação de serviços essenciais dos quais a Rússia depende. “Isso reforçará o isolamento da Rússia em todos os setores de sua economia”, segundo o esboço.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
- Prefeito de Miami convida o Twitter a se mudar para a cidade
- O que Audi e Porsche ganham ao entrar na Fórmula 1
- Fórum de Davos renasce no metaverso cripto
© 2022 Bloomberg L.P.