Cinco coisas que você precisa saber para começar o dia

Economistas estimam que o Payroll terá aumento de 380.000 em abril, mais uma evidência de que o mercado de trabalho está apertado

É possível que a taxa de desemprego americana tenha caído para 3,5%
Por Eddie van der Walt
06 de Maio, 2022 | 08:29 AM

Bloomberg — Os traders de repente se tornaram baixistas antes do relatório de emprego americano, e BCE se torna mais agrassivo.

Virada repentina

Os mercados deram uma reviravolta catastrófica na quinta-feira (5) após a reunião do Federal Reserve, com medo de que a inflação pudesse sair do controle, mesmo apesar dos aumentos das taxas do banco central e dos sinais de mais por vir. O índice S&P 500 perdeu 3,6% e apagou cerca de US$ 1,3 trilhão em valor de mercado, enquanto o Nasdaq 100, pesado em tecnologia, caiu 5,1%, a maior queda desde setembro de 2020.

Este ano está se tornando o mais difícil em décadas para os compradores. Os rendimentos do Tesouro de dez anos finalmente subiram acima de 3%, enquanto o dólar avançou como o porto seguro de escolha. Hoje, os futuros de ações dos EUA continuaram a cair com os contratos do S&P 500 caindo 0,4% às 5h35, horário de Nova York. As ações europeias caíram mais de 1% e estão a caminho de seu pior declínio semanal em dois meses.

Dia de Payroll

E, claro, é o dia do mês em que todos nos concentramos na única coisa que realmente importa: as folhas de pagamento não-agrícolas dos EUA. Economistas estimam que o Payroll terá aumento de 380.000 em abril, mais uma evidência de que o mercado de trabalho está apertado. Também é possível que a taxa de desemprego tenha caído para 3,5%. O Fed já reconheceu força no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Comentários do BCE

Enquanto isso, com mais aumentos de juros por parte do Fed e do Banco da Inglaterra, as atenções estão cada vez mais voltadas para o Banco Central Europeu. Esta manhã, ouvimos o membro do Conselho do BCE, François Villeroy de Galhau, que disse que as taxas de juros poderiam voltar a subir acima de zero até o final do ano, um movimento que estaria em linha com as expectativas atuais do mercado. Por seu lado, Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do banco, afirmou no Stephanomics Podcast da Bloomberg que a actual crise energética tem uma componente mais “estrutural”. No entanto, apesar de toda a conversa sobre o aperto, o banco central terá que esperar até julho, no mínimo, antes de poder alterar as taxas.

Petróleo russo

A União Europeia propôs uma revisão de sua proibição às sanções petrolíferas russas que dariam à Hungria e à Eslováquia um ano extra, até o final de 2024, para cumprir, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A República Tcheca também receberia uma isenção até junho de 2024, disseram as fontes citadas. A Hungria, a Eslováquia e a República Checa são altamente dependentes do petróleo russo, mas representam uma percentagem relativamente pequena do total das importações da UE de Moscow. Todos os outros estados membros eliminariam gradualmente suas importações até o final deste ano, conforme proposto originalmente, reduzindo as importações de petróleo bruto em seis meses e os produtos petrolíferos refinados em oito meses.

Também hoje...

Sim, caso você tenha perdido: é o Dia do Payroll Não Agrícola. O número é divulgado às 9h30 pelo horário de Brasília, juntamente com a taxa de desemprego e o salário médio por hora. Ao mesmo tempo, serão divulgados os dados de desemprego de abril no Canadá. Mais tarde na sessão, o relatório de crédito ao consumidor de março será divulgado. Será uma sessão movimentada para autoridades do banco central americano, com declarações de John Williams, Neel Kashkari e Raphael Bostic, do Fed. A Under Armour (UA) está entre as empresas que divulgarão os resultados.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Balanços Itaú, BB, JBS, Minerva; Eve se une à Zenite: Radar SA

Mercado Livre bate expectativas com receita líquida de US$ 2,2 bilhões