Teve covid? Você pode ter perdido 10 pontos de QI, segundo estudo

Equipe de pesquisa constatou que prejuízo é equivalente a envelhecer intelectualmente 20 anos após recuperação da doença

Una trabajadora sanitaria trabaja en un ordenador mientras espera a su próximo paciente en el mayor centro de vacunación masiva de Portugal en el Parque das Nacoes, Lisboa, Portugal, el domingo 19 de diciembre de 2021. Fotógrafo: Goncalo Fonseca/Bloomberg
Por Clara Hernanz Lizarraga
04 de Maio, 2022 | 11:30 AM

Bloomberg — A covid-19 grave pode causar comprometimento cognitivo duradouro, semelhante à quantidade de poder cerebral que as pessoas de 70 anos normalmente perderam quando comparado com seus 50 anos, segundo constatou um novo estudo, acrescentando evidências preliminares de que as infecções podem inibir as capacidades intelectuais dos sobreviventes.

O estudo com 46 pacientes, avaliados de seis a dez meses após a internação, mostrou respostas mais lentas e menos precisas do que o esperado para sua idade e perfil demográfico. Pacientes que necessitaram de ventiladores e suporte de órgãos tiveram uma pontuação ainda pior. O efeito foi repentino, pois equivalia a envelhecer intelectualmente 20 anos em poucos meses.

PUBLICIDADE

A deficiência é equivalente a perder cerca de 10 pontos de QI, disse o coautor Adam Hampshire, professor de neurociências restaurativas do Imperial College London, em entrevista. Ele acrescentou que sua equipe observou uma recuperação muito lenta entre os casos – isso quando houve recuperação. “Isso terá um impacto na função diária da pessoa, sua capacidade de trabalhar e seguir com suas vidas.”

Somente na Inglaterra, mais de 40 mil sobreviventes da covid-19 podem encontrar essas dificuldades cognitivas, de acordo com estimativas da equipe de pesquisa. Essa é uma estimativa conservadora, disse Hampshire.

O estudo, foi publicado na revista eClinicalMedicine, se soma a um crescente corpo de pesquisas que sugere que pessoas que se recuperaram da covid-19, incluindo pacientes com sintomas mais leves, podem ter dificuldades com funções cognitivas, como resolução de problemas e dificuldades para encontrar palavras. ou possivelmente sofrer de “brancos” ou esquecimentos.

PUBLICIDADE

--Com a colaboração de Naomi Kresge.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Pequim endurece luta contra vírus para evitar destino de Xangai

Ações de mídia despencam mais de 50% em 2022, por quê?