Bloomberg — O recente aumento nos casos de covid em toda a cidade de Nova York levou as autoridades a aumentarem a cautela.
A cidade elevou o nível de alerta de “baixo” para “médio”, já que os novos casos a cada 100 mil pessoas nos últimos sete dias ultrapassaram os 200. O número mais recente de 209,02 casos por 100 mil é o mais alto desde o início de fevereiro.
O comissário de saúde da cidade de Nova York, Dr. Ashwin Vasan, e o prefeito Eric Adams, disseram que viram um aumento nas hospitalizações. Em uma entrevista coletiva não relacionada ao tema na segunda-feira (2), eles repetiram os pedidos de imunização e máscaras em ambientes fechados para ajudar na contenção do aumento de casos.
Sob o sistema de alerta da covid-19, Adams e as autoridades de saúde da cidade podem restabelecer algumas medidas de mitigação da pandemia, como exigir máscaras em ambientes fechados ou exigir comprovação de vacinação para clientes em locais como restaurantes e teatros. Questionado se estava pronto para restabelecer alguma dessas medidas em resposta ao aumento dos casos de covid, Adams disse que “ainda não chegamos lá”.
As hospitalizações aumentaram no último mês, embora o número de pacientes internados com a doença permaneça abaixo de 500. Durante o aumento induzido pela variante ômicron nas festas de fim de ano, as hospitalizações na cidade atingiram um pico acima de 6.500 em janeiro, de acordo com dados do estado de Nova York.
As orientações para o novo nível de alerta incentivam os nova-iorquinos a usar uma máscara facial em ambientes públicos, onde o status da vacinação de terceiros é desconhecido.
Manhattan tem os níveis de transmissão mais altos de qualquer bairro da cidade de Nova York, embora os números tenham diminuído desde meados de abril, de acordo com dados da cidade. Os níveis de transmissão começaram a aumentar em outros bairros nas últimas semanas, provocando a mudança no nível de alerta da cidade.
“Isso reflete uma onda crescente de subvariantes da ômicron”, twittou o presidente do distrito de Manhattan, Mark Levine, na segunda-feira (2).
– Esta notícia foi traduzida por Melina Flynn, Content Producer da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
As ações preferidas de analistas de 14 corretoras para comprar em maio
Met Gala 2022: O ano de Musk e das Kardashians no tapete vermelho