Turbulência global reacende demanda por dólar como refúgio

Amplitude da turbulência geopolítica restaura o status do dólar como um refúgio e amplia ganhos vistos no início deste ano

A década de dólar: Índice Spot do Dólar está a caminho para a maior alta mensal em dez anos
Por Amelia Pollard
29 de Abril, 2022 | 05:06 PM

Bloomberg — O dólar é novamente o queridinho dos estrategistas e investidores no mercado de câmbio internacional - mas desta vez, por razões que vão além das fronteiras dos EUA.

A desaceleração econômica e lockdowns na China, a decisão da Rússia de usar suas exportações de gás natural para retaliar aliados da Ucrânia e o compromisso do Japão com taxas de juros baixas recordes levaram outras moedas ao seu nível mais fraco em relação ao dólar em anos.

PUBLICIDADE

A amplitude dessa turbulência geopolítica restaura o status do dólar como um refúgio e amplia ganhos vistos no início deste ano, quando traders se voltaram para os EUA com expectativas de taxas de juros crescentes do Federal Reserve.

Na quinta-feira, um indicador do dólar contra as principais moedas atingiu o nível mais forte desde 2002, impulsionado por uma onda de demanda pela moeda de reserva do mundo, antes que interrompesse um rali de sete dias ao cair em relação a seus pares.

“É uma tempestade perfeita a favor do dólar”, disse Tom Fitzpatrick, estrategista-chefe técnico de câmbio do Citigroup. “No momento, é a melhor casa em um quarteirão ruim.”

PUBLICIDADE

O rali do dólar, mesmo diante do aumento da inflação nos EUA, um mercado de ações instável e especulações de que os aumentos de juros podem desencadear uma recessão, parece seguir a teoria do “sorriso do dólar” desenvolvida por Stephen Jen, executivo-chefe da Eurizon.

Esse modelo prevê que o dólar avançará no mercado internacional em dois cenários opostos: quando a aversão ao risco alimentar a demanda pelos ativos mais seguros, ou quando o crescimento dos EUA superar o resto do mundo. Huw Roberts, chefe de análise da Quant Insight, disse que é o lado de refúgio da equação que predomina agora.

“Os mercados estão preocupados e procurando refúgios seguros”, disse ele.

PUBLICIDADE
A década de dólar: Índice Spot do Dólar está a caminho para a maior alta mensal em dez anos

Este mês, o dólar avança contra todas as suas principais contrapartes, principalmente o iene, que atingiu uma baixa de 20 anos em relação à moeda americana na quinta-feira.

O ICE U.S. Dollar Index também subiu para uma máxima de duas décadas, enquanto o índice do dólar da Bloomberg caminha para seu maior ganho mensal desde 2012.

Nem todos estão convencidos de que os ganhos serão sustentados por muito mais tempo.

PUBLICIDADE

Aaron Hurd, gerente sênior de portfólio da State Street Global Advisors, espera por um “ponto de inflexão” em maio ou junho, em parte devido ao movimento esperado do Fed de começar a retirar o apoio ao mercado de títulos dos EUA ao não comprar novos títulos quando os velhos vencerem.

“É mais interessante só esperar o momento de vender”, disse ele. “Penso nisso como os estágios finais – como a fase de pico – do mercado de alta do dólar, que tecnicamente começou por volta de julho de 2011.”

Novas altas: Sentimento sobre o dólar é o mais positivo em um mês

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Por que beber vinho brasileiro pode sair mais caro que rótulos importados

Vale a pena? Bancos cobram taxas de até 3% por fundo de uma única ação