50 Mulheres de Impacto da América Latina: Conheça os destaques de tecnologia

Quatro representantes do setor contribuíram para tornar visível a importante participação das mulheres na área da tecnologia

Por

Bloomberg Línea — Na lista 50 Mulheres de Impacto na América Latina, da Bloomberg Línea, aparecem nomes de quem está rompendo padrões em diferentes setores e, por sua vez, gerando mudanças econômicas e sociais na região.

A lista inclui mulheres que atualmente ocupam cargos de liderança em áreas que vão desde finanças, passando por política, esportes e arte, de onde reescrevem o papel feminino contribuindo para a igualdade de gênero.

Veja a lista das 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2022

São mulheres de 14 países, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela, e outros, que se tornaram referência tanto em corporações tradicionais quanto em startups com forte impulso na América Latina.

Dentro do mundo tecnológico, quatro mulheres fazem parte dos destaques: Agustina Fainguersch, Diretora Regional da Meta na América do Sul e Miami de língua espanhola; Silvia Penna, Diretora da Uber para o Brasil; Lindalia Sofia Junqueira Reis, CEO e fundadora do HACKING.RIO; e Ileana Rojas, CEO da Intel para a Costa Rica.

Todas elas contribuíram para tornar visível a importante participação das mulheres na área da tecnologia.

Agustina Fainguersch

Natural da Argentina, Fainguersch é engenheira de software e vencedora do prêmio “MIT Innovator Under 35″, que reconhece os 35 melhores inovadores do mundo com menos de 35 anos.

Durante os últimos dez anos, foi a criadora de várias iniciativas, como Code for Buenos Aires, um projeto de código aberto para promover transparência e dados abertos. Ela também foi cofundadora e CEO da Wolox, empresa de transformação digital que mais tarde foi adquirida pela Accenture; E do Muzi, plataforma que busca revolucionar o diagnóstico precoce do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) facilitando o acesso e deixando de lado os estigmas sociais

Foi em março que assumiu seu novo cargo na Meta (FB) buscando criar novas oportunidades na região, acompanhando o foco no metaverso com a interseção de tecnologia e impacto social, e trazendo o empoderamento de grupos sub-representados para a mesa.

Lindalia Sofia Junqueira Reis

A brasileira é CEO do que é considerado o maior hackathon da América Latina desde 2018, onde se reúnem mais de 170 mil participantes do Brasil e de países de língua portuguesa.

Junqueira Reis é coordenadora de Empreendedorismo, Inovação e Cidades Inteligentes da Universidade FGV e, desde 2019, é embaixadora da Global Women in Tech, que atua em mais de 100 países e busca impactar cinco milhões de mulheres no setor até 2030.

Ela foi a primeira mulher brasileira escolhida pela Singularity University do Centro de Pesquisa Ames da Nasa como Líder Mundial do Programa de Empreendedorismo e Inovação em 2010.

Como Diretora de Inovação da Universidade Estácio, criou um programa de pré-aceleração para empreendedores, que desenvolveu 60 startups e ganhou o Bizpark Awards 2015 “Best Accelerator”. Ela também obteve o “Prêmio IBC Inovação 2012″ pelo desenvolvimento de uma consultoria de gerenciamento de projetos chamada i9 Rede Globo.

Ileana Rojas

Rojas se tornou a primeira mulher no cargo de gerente geral da Intel para a Costa Rica em 2019. Ela está na empresa há mais de 20 anos, na qual ingressou quando desembarcou naquele país. Gerou empregos operacionais e especializados e conseguiu impulsionar a posição da Costa Rica na área de tecnologia.

Em setembro de 2021, a operação local anunciou a primeira exportação de sua fábrica de montagem e testes de processadores em Belén. Isso representou um marco, uma vez que a operação estava fechada há sete anos na Costa Rica.

Nesse mesmo ano, a Intel nomeou sua vice-presidente no Grupo Global de Engenharia de Design, sendo a única pessoa na América Latina a ocupar esse cargo dentro da organização.

Ela é mentora certificada da organização Vital Voices cujo lema global é: “Invista nas mulheres, melhore o mundo”.

Silvia Penna

A brasileira iniciou sua carreira na Uber em 2016 como Gerente de Operações em Belo Horizonte e desde então ascendeu a posições de liderança regional. Hoje ela é a diretora geral da empresa no Brasil, assumindo uma das maiores operações da empresa no mundo.

Antes da Uber, foi consultora da Gradus Consultoria e Gestão e trabalhou em empresas de engenharia como a OR Inmobiliaria e a construtora MRV.

É engenheira civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração pela Fundação Instituto de Administração.

Leia também

Bloomberg Línea lança lista de 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2022

Conheça as brasileiras entre as 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2022