Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. Em relação à última pesquisa Ipespe, publicada há duas semanas, tanto Lula quanto Bolsonaro avançaram um ponto percentual, movimento dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a distância de 14 pontos em favor do petista permaneceu estável.
Ciro Gomes (PDT) tem 8%, João Doria (PSDB), 3%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 2%.
A avaliação do governo Bolsonaro melhorou de março para cá. Segundo a pesquisa divulgada hoje, 63% dos eleitores desaprovam o governo e 52% deles acham a gestão Bolsonaro ruim ou péssima. Em março, 65% desaprovavam o governo e 54% avaliavam a gestão como ruim ou péssima.
Também cresceram as avaliações positivas, ainda que dentro da margem de erro, de 3,2 pontos. Os eleitores que consideravam o governo ótimo ou bom eram 26% no final de maio e agora são 30%. E os que aprovam a gestão saíram de 31% para 34% no mesmo período.
A rejeição, no entanto, se mantém estável: 61% dos eleitores disseram que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum. Para Lula, essa cifra é de 42%.
Mas a pesquisa ainda indica que a economia será um desafio para o governo na campanha eleitoral.
Para 95% dos pesquisados, os preços aumentaram nos últimos meses (70% acham que aumentaram muito e 25%, que aumentaram). E 63% acreditam que eles ainda vão aumentar mais (43% acreditam que vão aumentar muito e 20%, que vão aumentar).
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 20 de abril. Foram ouvidas mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TSE é BR-05747/2022.
Veja também:
Após encontrar Benchimol, Lula elogiou trajetória de dono da XP a jovens de Heliópolis
Brasília em Off: As dificuldades do programa econômico de Lula