Risco de recessão cresce com aperto do Fed, dizem banqueiros

Embora o aperto beneficie os bancos no curto prazo, executivos dizem que existe o perigo de o banco central ser agressivo demais

Por

Bloomberg — Os chefes de alguns dos maiores bancos regionais dos EUA veem riscos crescentes de uma recessão provocada pelos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve, embora esses aumentos devem elevar a receita de empréstimos.

Os formuladores de política monetária do Fed lutam para conter preços ao consumidor que subiram 8,5% em relação ao ano anterior em março, e o presidente da autoridade Jerome Powell disse que um aumento de meio ponto percentual na taxa de juros “estará na mesa” em maio.

Embora o aperto beneficie os bancos no curto prazo, aumentando os juros que cobram sobre empréstimos, os executivos dizem que existe o perigo de o banco central ser agressivo demais.

“Pode ser difícil aterrissar a economia”, disse o CEO do Fifth Third Bancorp, Greg Carmichael, em entrevista. “No final de 2023, podemos estar em um estado de recessão.”

Enquanto isso, os negócios de empréstimos estão mais fortes. O crescimento de empréstimos no primeiro trimestre foi de 1,4% em média em relação aos três meses anteriores entre um grupo de maiores bancos norte-americanos de capital aberto que divulgou resultados na quinta-feira (21), segundo dados compilados pela Bloomberg.

Excluindo os saldos de empréstimos vinculados a um programa de proteção de salários e uma carteira de crédito de veículos vendida pela empresa, os empréstimos médios do KeyCorp cresceram 15% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isso ajudou a neutralizar a fraqueza na área de banco de investimento do credor sediado em Cleveland, que o CEO Chris Gorman atribui à volatilidade do mercado.

“Se você fosse fazer uma oferta pública inicial, não entraria deliberadamente em um mercado instável”, disse Gorman em entrevista.

No curto prazo, o credor espera ver os empréstimos para o ano inteiro aumentarem em torno de 15%, e outros bancos estão igualmente otimistas.

Previsão de Empréstimo

O PNC Financial Services Group espera um crescimento médio de empréstimos de 10% para o ano inteiro, disse o diretor financeiro Robert Reilly a analistas e investidores.

Mesmo com perspectivas de empréstimos tão otimistas, os executivos estão cientes que o quadro econômico pode piorar.

“Embora acreditemos que a economia esteja em bases sólidas no curto prazo”, disse o CEO da Truist, Bill Rogers Jr., em teleconferência com analistas, “os ventos contrários da incerteza geopolítica, juntamente com o ambiente inflacionário e a previsão agressiva para o aperto da política monetária, criam uma ampla gama de perspectivas econômicas à medida que avançamos neste ano e no próximo”.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

EUA estudam reduzir tarifas sobre produtos chineses, diz Yellen

Ferrari faz recall global de milhares de carros por problemas nos freios