(Bloomberg) -- O rand da África do Sul caiu para seu nível mais fraco em 22 meses em relação ao real à medida que as commodities agrícolas se destacam no boom de matérias-primas.
O real registra o melhor desempenho este ano entre as principais moedas de mercados emergentes e se mostrou resiliente durante a liquidação desta semana, alimentada por um Federal Reserve cada vez mais hawkish. Por outro lado, o rand quase eliminou os ganhos do ano em uma semana.
A moeda sul-africana recuou 8,2% em relação ao real nesta semana e 18% este ano.
Enquanto o aumento dos preços de metais e minerais impulsionou o rand durante o primeiro trimestre, o Brasil se beneficia mais das interrupções no fornecimento que elevaram as commodities agrícolas, de acordo com Robert Hoodles, analista baseado em Londres da InTouch Capital.
“Apostar na África do Sul como produtor de commodities e a tendência mais positiva na balança de pagamentos para apoio ao rand provou ser uma armadilha”, disse Hoodles. “O setor agro é favorecida em relação aos minerais agora, e isso pode ser observado na grande virada” na relação entre as duas moedas.
O rand caiu 1,2% em relação ao dólar na sexta-feira, elevando suas perdas esta semana para 6%. O real acumula valorização ante o dólar de 1,7% na semana e de 21% esse ano.
More stories like this are available on bloomberg.com
©2022 Bloomberg L.P.
©2022 Bloomberg L.P.