Peru corre risco de escalada de fome por falta de fertilizantes

A indústria agrícola do Peru enfrenta um déficit de 180.000 toneladas de ureia

Fertilizante em depósito em fazenda no Brasil, em 4 de março
Por Maria Cervantes
22 de Abril, 2022 | 08:35 AM

Bloomberg — A escassez de fertilizantes ameaça criar uma crise de fome no Peru, onde a convulsão política deixa pouco espaço para o governo buscar suprimentos alternativos em meio à guerra na Ucrânia.

A indústria agrícola do Peru enfrenta um déficit de 180.000 toneladas de ureia, um importante fertilizante nitrogenado, e a produção de alimentos básicos como arroz, batata e milho deve cair até 40%, a menos que uma solução seja encontrada nos próximos meses, segundo Eduardo Zegarra, economista agrário do centro de pesquisas GRADE.

Em todo o mundo, os preços de fertilizantes dispararam depois que a invasão russa da Ucrânia elevou o custo do gás natural, principal insumo para a maioria dos fertilizantes nitrogenados, e forçou alguns produtores da Europa a reduzir a produção.

Os mercados também temem que sanções à Rússia, um grande exportador de baixo custo de todos os principais tipos de insumos agrícolas, possam atrapalhar o comércio global. A Rússia respondeu por 70% dos fertilizantes do Peru no ano passado.

PUBLICIDADE
Um trabalhador colhe batatas em uma fazenda em Chota, região de Cajamarca, Peru.Fotógrafo: Ernesto Benavides/AFP/Getty Images

“A questão da fome para a população, para milhões de cidadãos do país, esse é o problema de hoje”, disse Clímaco Cárdenas, presidente da associação agrícola peruana Conveagro, à Rádio Exitosa.

A situação levou fazendeiros a bloquear estradas para pressionar pela dissolução do Congresso e por uma reforma agrária prometida pelo presidente Pedro Castillo. Ao mesmo tempo, as autoridades debatem medidas para aliviar as pressões inflacionárias sobre a população.

O governo de Castillo tem sido assolado por confrontos amargos com o Congresso e uma série de mudanças de gabinete, com um quinto primeiro-ministro programado para ser anunciado nos próximos dias. Depois de duas tentativas frustradas de derrubar o presidente de esquerda, parlamentares da oposição o investigam por suposta traição.

“A crise dos fertilizantes é de segurança nacional”, disse Zegarra. “Se, nos próximos meses, o Peru não comprar ureia de algum lugar, a safra agrícola será um desastre.”

  

More stories like this are available on bloomberg.com

©2022 Bloomberg L.P.