Após encontrar Benchimol, Lula elogiou trajetória de dono da XP a jovens de Heliópolis

Líder nas pesquisas manteve encontro com Guilherme Benchimol, em São Paulo, na quarta

Em ato em Heliópolis, Lula fez elogio ao dono da XP
21 de Abril, 2022 | 04:48 PM

Bloomberg Línea — Líder nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido na quarta-feira (20) com Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, em São Paulo.

A conversa entre os dois foi revelado pelo candidato de esquerda, sem citar Benchimol nominalmente, num ato político com jovens moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, neste feriado.

O encontro entre Lula e Benchimol tem forte simbolismo porque o ex-presidente havia dito, em fevereiro, que não pretendia fazer sinalizações ao mercado durante a campanha presidencial.

O encontro foi confirmado à Bloomberg Línea por duas fontes com conhecimento do assunto – uma do PT e outra da XP. Segundo uma dessas fontes, Benchimol falou com Lula sobre temas como empreendedorismo e a importância de ter juros sob controle para a atividade econômica.

PUBLICIDADE

Veja mais: A missão de Alckmin para ajudar Lula a avançar no centro e frear Bolsonaro

Nesta quinta, Lula elogiou a trajetória do economista para a plateia de jovens da comunidade de Heliópolis.

“Ontem eu conversei com essa gente importante do sistema financeiro e ele me contou uma história importante. Ele fez universidade de economia e aí foi trabalhar numa dessas empresas de mercado, que vende ações, numa corretora. E foi mandado embora. Quando ele chegou em casa, o pai dele achou que ele não valia nada. O pai dele esculhambou ele: ‘você só foi mandado embora porque você não é competente’.”, contou o ex-presidente.

“Aí ele com raiva saiu de casa, foi para uma outra cidade, montou um pequeno escritório, chamou uns amigos para trabalhar e montou um dos maiores bancos de investimento que nós temos hoje no Brasil. Por quê? Porque ele foi desafiado. Então vocês estão desafiados a provar para o mundo inteiro que vocês podem tanto quanto qualquer outra pessoa”, disse o ex-presidente, em Heliópolis.

Economista, Benchimol foi demitido de uma corretora no Rio depois que a bolha das empresas de internet estourou no início dos anos 2000. Ele tinha 24 anos.

Foi quando trocou o Rio por um emprego em uma corretora em Porto Alegre. Foi em um escritório alugado, na capital gaúcha que a XP foi criada, com o dinheiro da venda de um carro usado.

Leia também:

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.