Bloomberg — Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Rússia - inclusive a uma mineradora de criptomoedas - e se preparam para anunciar outros US$ 800 milhões em armas e apoio à Ucrânia.
O secretário-geral da ONU buscou reuniões com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, enquanto as forças de Moscou intensificam sua ofensiva no leste. Kiev pediu negociações urgentes para salvar a vida de combatentes e civis presos na cidade de Mariupol.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, alertou que seu país não cederá território em nenhuma negociação. A Rússia disse que testou um novo míssil balístico intercontinental.
Confira mais atualizações no horário de Brasília:
Ucrânia busca conversas urgentes em Mariupol (18h35)
O governo da Ucrânia está pronto para realizar uma rodada especial de conversas “sem quaisquer condições” em Mariupol com autoridades russas para discutir como salvar as vidas de combatentes e civis presos na cidade, disse o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak no Twitter.
As forças ucranianas no porto, que foi alvo de alguns dos bombardeios mais intensos do conflito, alertaram que podem não conseguir resistir por muito mais tempo.
Bancos russos sancionados não podem emitir cartões UnionPay: RBC (18h03)
Os bancos russos sob sanções não poderão emitir cartões UnionPay porque o provedor de pagamentos chinês está preocupado com o risco de sanções secundárias, informou o RBC, citando cinco fontes de grandes bancos sancionados. Funcionários de um deles, o Sberbank, foram informados sobre a decisão em uma reunião privada, informou o RBC.
Alguns aliados da Otan querem prolongar a guerra, diz a Turquia (17h30)
Alguns membros da Otan querem que a guerra na Ucrânia continue para enfraquecer a Rússia, sem muita preocupação com o impacto na própria Ucrânia, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, em entrevista à televisão CNN Turk.
Cavusoglu também discutiu os pedidos da Ucrânia para que potências externas atuem como garantes da segurança do país em qualquer acordo de paz. A Turquia não se opõe, em princípio, a oferecer garantias de segurança, mas não favorece compromissos nos moldes do Artigo 5 da Otan, no qual os membros da aliança se comprometem a se defender de ataques, disse ele.
EUA têm como alvo a mineradora de criptomoedas russa BitRiver em novas sanções (14h41)
O Tesouro dos EUA sancionou a mineradora de criptomoedas BitRiver – a primeira vez que tem como alvo uma empresa desse tipo – bem como dezenas de outras entidades e indivíduos que disse estarem envolvidos em ajudar a Rússia a evitar sanções ligadas à sua invasão da Ucrânia.
Junto com a BitRiver, que foi fundada na Rússia em 2017, o Tesouro penalizou 10 das subsidiárias da empresa. Também sancionou o banco comercial russo Transkapitalbank e uma rede global de mais de 40 indivíduos e entidades lideradas pelo oligarca russo Konstantin Malofeev.
Além disso, o Departamento de Estado proibiu vistos para 635 cidadãos russos que disse estarem envolvidos na supressão de dissidências no exterior e em casa.
ONU diz que 5 milhões de ucranianos fugiram devido à guerra (7h45)
Mais de 5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia por causa da invasão russa, disse a agência de refugiados das Nações Unidas.
Entre os vizinhos da Ucrânia, a Polônia aceitou mais de 2,8 milhões de pessoas, a Romênia, 757.047, a Hungria, 471.080, a Moldávia, 426.964 e a Eslováquia, 342.813. A Rússia recebeu 549.805 pessoas e Belarus, 23.759, disse a agência.
Rússia oferece petróleo sugerindo problemas comerciais (7h40)
A gigante estatal russa produtora de petróleo Rosneft surpreendeu os traders na Europa e na Ásia com ofertas para vender grandes quantidades de petróleo rapidamente, além de estabelecer mudanças significativas no processo de pagamento de algumas cargas.
A decisão é outro sinal de interrupção em algumas das operações da empresa após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Há uma pressão crescente na Europa para proibir as importações de petróleo russo, criando um impulso potencial para finalizar as compras antes que qualquer medida seja tomada.
Cazaquistão terá principal rota de exportação de petróleo totalmente restaurada esta semana (7h37)
O Cazaquistão espera retomar todas as operações em sua principal rota de exportação de petróleo pela Rússia nos próximos dias, depois que tempestades afetaram as remessas. O país da Ásia Central foi forçado a reduzir as entregas através do oleoduto Caspian Pipeline Consortium no final do mês passado, após danos nas ancoragens do porto do Mar Negro, onde desemboca.
Espera-se que a rota esteja totalmente aberta novamente no final desta semana, disse o ministro da Energia, Bolat Akchulakov, segundo sua assessoria de imprensa.
Centro vinculado à OTAN realizará exercícios cibernéticos de ataques ao vivo (7h25)
Uma organização cibernética credenciada pela OTAN está realizando o maior exercício de segurança cibernética de ataques ao vivo do mundo esta semana, compreendendo 2 mil pessoas de 32 países, de acordo com Jaak Tarien, diretor do Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa da OTAN em Tallinn, na Estônia. Cerca de 8 mil ataques reais serão realizados em computadores simulando redes de TI militares, civis e financeiras, disse Tarien.
O exercício visa aumentar as habilidades de especialistas em segurança cibernética que defendem sistemas nacionais de TI e infraestrutura crítica sob ataques em tempo real em meio à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Tarien acrescentou que “a Ucrânia está surpreendendo a Rússia” com suas capacidades de defesa cibernética.
Turquia se aproxima de empréstimo de GNL para se afastar do gás natural russo (7h10)
A Turquia e o Deutsche Bank estão nos estágios finais das negociações para um empréstimo pioneiro de 1 bilhão de euros para financiar compras de gás natural liquefeito que reduzirão a dependência do país das importações russas.
A operadora estatal de gasodutos Botas usará o dinheiro para comprar GNL de produtores dos Estados Unidos e de traders na Europa, segundo pessoas com conhecimento direto do assunto. A transação marca o primeiro empréstimo da empresa para importações de GNL e abre caminho para acordos semelhantes que permitirão a Botas diversificar os suprimentos atualmente dominados pela Rússia e pelo Irã.
Alemanha fornecerá foguetes e treinamento de artilharia à Ucrânia (6h30)
A Alemanha fornecerá à Ucrânia munição e treinamento para artilharia pesada para ajudar a afastar as forças russas, de acordo com um alto funcionário do governo.
O treinamento e a munição são para o PzH 2000, um sistema de artilharia autopropulsado e rápido que a Holanda está enviando para a Ucrânia, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado porque as conversas entre aliados da OTAN e a Ucrânia são confidenciais. O treinamento pode ser realizado na Polônia ou na Alemanha, mas não na Ucrânia por causa dos ataques contínuos da Rússia, disse a autoridade.
Autoridades finlandesas discutem ingressar na OTAN (6h20)
O parlamento da Finlândia está se preparando para um debate sobre política de segurança na quarta-feira que deve abrir caminho para um pedido de ingresso na OTAN, pois os legisladores avaliaram como o ataque da Rússia à vizinha Ucrânia refletirá no país nórdico.
“Os finlandeses perderam o pouco de confiança que restava no regime russo”, disse Atte Harjanne, dos Verdes, em entrevista à Bloomberg TV em Helsinque.
Ações europeias saltam, mas petróleo bruto recua (6h10)
As ações na Europa subiram, enquanto os futuros nos indicadores Nasdaq 100 (NDX) e S&P 500 (SPX) caíram depois que as ações dos EUA tiveram o maior salto em um mês nesta terça-feira (19).
As ações do Credit Suisse caíram depois que o credor sinalizou uma perda no primeiro trimestre devido a um impacto na receita devido à invasão da Rússia. Os títulos do Tesouro e os europeus também subiram. O ouro ampliou as perdas, enquanto o petróleo bruto se recuperou com a recuperação da atividade industrial na China, atingida pelo vírus.
Ucrânia diz que aliados não entregaram novos aviões (6h00)
A Força Aérea da Ucrânia rejeitou os relatos de que havia recebido novas entregas de aeronaves de aliados, dizendo que os EUA enviaram equipamentos para ajudar a colocar mais aviões em serviço.
A Ucrânia não recebeu oficialmente nenhuma aeronave de seus parceiros! Com a ajuda do Governo dos EUA, a @KpsZSU recebeu peças de reposição e componentes para a restauração e reparo da frota de aeronaves das Forças Armadas, o que permitirá colocar em serviço mais equipamentos.
Empresas europeias comentam impacto da guerra nos negócios (5h30)
Juntando-se ao Credit Suisse, a fabricante alemã de turbinas Siemens Energy disse que a guerra na Ucrânia está afetando seus negócios, ao passo que as vendas de carros na Europa caíram pelo nono mês consecutivo em parte devido ao impacto do conflito nas cadeias de suprimentos.
Os registros de carros novos na Europa caíram 19% em março, chegando a 1,13 milhão de veículos, pois a falta de semicondutores e outros componentes prejudicou a produção, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Charles Michel, da UE, visita a Ucrânia (4h00)
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu que agrupa líderes e ministros de Estados membros da UE, disse em um tweet que estava fazendo uma visita a Kiev e arredores na quarta-feira. Ele chamou a capital ucraniana de “o coração de uma Europa livre e democrática”.
Em Borodyanka. Assim como Bucha e muitas outras cidades na #Ucrânia. A história não esquecerá os crimes de guerra cometidos aqui. Não pode haver paz sem justiça.
Bilionário sancionado critica ‘Guerra Insana’ (3h30)
O bilionário russo Oleg Tinkov, fundador do banco digital Tinkoff Bank e sancionado pelo Ocidente, criticou a guerra na Ucrânia em um discurso cheio de palavrões no Instagram, um raro exemplo de um empresário proeminente criticando publicamente a invasão.
“Não vejo um único beneficiário desta guerra insana. Pessoas inocentes e soldados estão morrendo”, escreveu Tinkov em russo. Falando ao que chamou de “ocidente coletivo” em inglês, Tinkov acrescentou: “Por favor, dê a Putin uma saída clara para acabar com este massacre” O Tinkoff Bank se distanciou da posição de seu fundador, dizendo em comunicado no Telegram que ele é apenas um dos 20 milhões de clientes. O fundo familiar de Tinkov detém 35,1% da controladora do credor, TCS Group.
Noruega envia sistema de defesa aérea (3h20)
A Noruega disse que doou um sistema de defesa aérea “Mistral” para a Ucrânia, incluindo cerca de 100 mísseis.
O sistema foi usado pela Marinha da Noruega, mas está sendo eliminado gradualmente, disse o governo. “Ainda é uma arma moderna e eficaz que será de grande benefício para a Ucrânia”, segundo o ministro da Defesa Bjorn Arild Gram. Outros países também forneceram sistemas de armas semelhantes, acrescentou.
Suécia intensifica apoio à OTAN (2h45)
Mais suecos do que nunca querem que a nação tradicionalmente neutra se junte à OTAN, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo jornal Aftonbladet.
Cerca de 57% dos entrevistados apoiam a adesão à aliança, contra 51% na pesquisa do mês anterior. Entre os entrevistados, 21% disseram ser contra a adesão da Suécia, enquanto 22% não tinham certeza. A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, disse na semana passada que o país nórdico ainda está avaliando suas opções.
Defensores de Mariupol seguem escondidos em usina siderúrgica (1h09)
O Estado-Maior da Ucrânia disse que as forças russas continuam invadindo a área ao redor da usina de Azovstal. O Ministério da Defesa da Rússia pediu uma rendição e deu aos combatentes em Mariupol um novo prazo para depor as armas às 7h de Brasília.
Serhiy Volyna, comandante da 36ª Brigada de Fuzileiros Navais da Ucrânia que está defendendo a usina sitiada, postou um vídeo no Facebook, pedindo aos líderes mundiais que evacuem as pessoas sob ataque, incluindo civis. “Provavelmente estamos enfrentando nossos últimos dias, se não horas”, disse ele, acrescentando que as forças russas estão “superando-nos em número de 10 para um”.
Jogadores russos são banidos de Wimbledon, segundo Sportico (1h07)
Os tenistas russos serão banidos do torneio de Wimbledon no Reino Unido em junho, uma medida que impediria o número 2 do mundo masculino Daniil Medvedev de competir, informou o Sportico, citando pessoas não identificadas familiarizadas com a decisão.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
- Mercados se esforçam por subir; olhar se dirige a balanços e trajetória dos bônus
- Itália cessará pagamentos de gás russo se UE encontrar violação
- Gás dos EUA caminha para ‘preços insanos’ sem alívio à vista
© 2022 Bloomberg L.P.