Donos da JBS querem criar plataforma de investimentos e serviços financeiros

J&F comprou empresa de informações financeiras para integrar estratégia de que engloba aplicativo, serviços e possíveis sinergias com outras partes do grupo

Por

Bloomberg Línea — A J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, está dando os primeiros passos para o nascimento de uma nova plataforma de investimentos. O plano ainda não é claro, e oficialmente a empresa não comenta o assunto, mas fontes próximas à empresa disseram que a ideia é criar um aplicativo em que as sinergias de outros negócios da família possam ser explorados e integre diversos tipos de serviços aos usuários, como informações, investimentos e gestão.

O primeiro alvo do grupo foi a aquisição da BDM (Bom Dia Mercado) nesta segunda-feira (18), empresa de serviço de informações financeiras criada pela jornalista Rosa Riscala. Com isso, a J&F fortalece sua operação no mercado de serviços financeiros, que já conta com a PicPay e o Banco Original.

O interesse por um serviço de informações financeiras não é recente. Notícias que circularam na imprensa nacional em meados de 2014, deram conta que a J&F havia iniciado conversas para tirar do Grupo Estado a Agência Estado/Broadcast, o primeiro serviço de notícias financeiras em tempo real do Brasil. À época, as negociações não foram adiante porque a condição para a venda foi que todo o grupo deveria ser adquirido e não apenas seu negócio mais rentável.

Como não conseguiram comprar a Agência Estado, os irmãos Batistas estão indo atrás de quem participou de sua criação. Em 1991, quando o serviço de informações financeiras foi lançado, Rosa Riscala fez parte da equipe que ajudou a implementar o negócio. Com o BDM, ela presta basicamente o mesmo serviço, porém, em escala menor, vendendo pacotes de notícias entregues em um canal fechado do Telegram, além de um boletim matinal sobre as expectativas para o dia no mercado financeiro.

Apesar do foco no mercado financeiro, o BDM não deixa de ser uma plataforma de mídia, segmento onde a J&F também já atua. Em 2013, o grupo dos irmãos Batista compraram da RBS o Canal Rural, veículo especializado no agronegócio, setor da principal empresa da família, a JBS (JBSS3). A holding ainda controla a Flora, de higiene e limpeza, a Eldorado Brasil, de papel e celulose e a Âmbar, de energia.

* Essa matéria foi atualizada às 20h42 contextualizando a situação sobre o momento atual do grupo

Leia também