Suposta oferta da CBF por Guardiola cortaria salário dele pela metade

Segundo jornal Marca, da Espanha, técnico do Manchester City substituiria Tite após a Copa; a CBF não quis comentar

Por

Bloomberg Línea — A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria oferecido 12 milhões de euros para ter Pepe Guardiola como substituto de Tite à frente da seleção brasileira a partir de 2023, segundo o jornal Marca, da Espanha. A cifra não foi confirmada pela assessoria da CBF, que, a pedido da Bloomberg Línea, disse que “não irá se manifestar por ora”, mas a especulação foi o suficiente para gerar comentários nas redes sociais.

Se comparada ao salário do atual técnico da Seleção, de cerca de 4 milhões de euros, segundo o ranking do site UOL de técnicos mais bem pagos, a cifra oferecida ao treinador do Manchester City seria três vezes maior, um aumento considerável por um técnico que nunca dirigiu outra seleção.

O número também representaria, em reais - cerca de R$ 61,92 milhões -, 10% da receita líquida da CBF em 2020, de acordo com o balanço da confederação.

Ao mesmo tempo, a oferta seria um corte pela metade dos atuais rendimentos que Guardiola tem atualmente, que superam os 25 milhões de euros por ano, segundo a revista France Football, a mesma que escolhe o melhor jogador do mundo.

Quanto Guardiola ganhou ao longo da carreira?

Quando assumiu o time principal do Barcelona em 2008, o salário anual de Guardiola era de aproximadamente 1,5 milhão de euros, de acordo com o contrato da época, valor que se manteve durante praticamente todo o ano seguinte.

Depois, teve um considerável aumento de salário, que subiu para algo ao redor de 7,5 milhões de euros a partir de 2010 e se manteve nesse patamar até 2012, quando deixou o time catalão. Na prática, somando os salários divulgados pelo time a cada ano, o técnico espanhol ganhou cerca de 25,5 milhões de euros nos cinco anos que esteve à frente do Barcelona. Ou seja, seu salário médio no time que o revelou foi de 5,1 milhões de euros por ano.

Já quando foi para o Bayern de Munique em 2013, Guardiola tinha um salário anual de aproximadamente 17 milhões de euros. Esse valor se manteve relativamente estável até o fim de seu contrato em 2015. Assim, Guardiola ganhou na Alemanha cerca de 51 milhões de euros, ou 17 milhões de euros a cada ano.

O espanhol chegou ao Manchester City, seu atual clube, em 2016, ganhando 20 milhões de euros anuais, aproximadamente, de acordo com o jornal britânico The Sun. Esse salário se manteve praticamente o mesmo até o fim de 2019. Em 2020, quando renovou seu contrato até 2026, os rendimentos anuais foram reajustados para os atuais 25 milhões de euros por ano. Sendo assim, o técnico espanhol ganhou até o fim do ano passado, cerca de 130 milhões de euros, ou seja, 21,7 milhões por ano do time inglês.

Leia também