Bloomberg — O maior navio de cruzeiro elétrico do mundo fez sua viagem inaugural, atracando no porto de Yichang, na província central de Hubei, na China, depois de subir e descer o rio Yangtze.
Alimentado por uma enorme bateria marítima de 7.500 quilowatts-hora fabricada pela empresa número 1 de baterias para carros elétricos do mundo, a Contemporary Amperex Technology Co., a embarcação entrará em operação comerciais a partir do próximo mês, sendo usada principalmente para passeios turísticos.
Com 100 metros de comprimento e cerca de 16 metros de largura, o Yangtze River Three Gorges 1 pode transportar até 1,3 mil passageiros. Ele pode viajar por cerca de 100 quilômetros com uma única carga, economizando cerca de 530 toneladas de combustível.
A incorporadora China Yangtze Power – subsidiária da Three Gorges e do Hubei Three Gorges Tourism Group – planeja usar a embarcação como ponto de partida para expandir o mercado de veículos elétricos marítimos da China, incluindo a construção de uma rede de pontos de carregamento ao longo do rio, informou o jornal Global Times em janeiro.
“Foi uma viagem tranquila”, disse Cheng Lu, um passageiro a bordo do navio, ao China Daily na quarta-feira (30).
Chen Guohai, capitão do navio, disse que os sistemas controlados por computador da embarcação foram uma grande vantagem.
“Antes, eu usava minha própria experiência para determinar se algum equipamento dava problema”, disse ele. “Agora tudo é monitorado por computadores. Para problemas relacionados ao consumo de eletricidade e resistência da bateria, existem dados para comparação e controle automático”.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também: Onda de calor na Antártida traz grande aumento de temperatura
© 2022 Bloomberg L.P.