Bloomberg — Jamie Wallis é o primeiro membro do Parlamento britânico a se identificar publicamente como transgênero.
“Eu sou trans. Ou, para ser mais preciso, eu quero ser”, disse Wallis, que é parlamentar conservador de Bridgend e Porthcawl, no País de Gales. “Eu não tinha intenção de compartilhar isso com vocês. Sempre imaginei que deixaria a política bem antes de dizer isso em voz alta”, disse.
O gênero tem sido uma fonte de intenso debate no Reino Unido. Um exemplo disso é que o primeiro-ministro Boris Johnson, que voltou a insistir na semana passada que a biologia deveria ser um fator central para determinar se uma pessoa trans é identificada como homem ou mulher – comentários que colocam um divisor claro entre ele e Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, que disse que “mulheres trans são mulheres”.
Johnson levantou a questão da biologia na quarta-feira (30) durante um jantar para parlamentares. “Boa noite, senhoras e senhores, ou como diria Keir Starmer, pessoas que são atribuídas ao sexo feminino ou masculino no nascimento”, disse.
Também na quarta-feira (30), Wallis disse em um post em seu Twitter que o partido conservador tem sido muito encorajador neste sentido. Johnson elogiou a “grande coragem” que Wallis teve ao compartilhar uma história tão íntima. Parlamentares, incluindo o deputado conservador da cidade de Lichfield, Michael Fabricant, e a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, também twittaram apoio ao parlamentar.
Compartilhar essa história tão íntima deve ter exigido uma imensa coragem.
Obrigado @JamieWallisMP por sua bravura, que sem dúvida apoiará outros.
O Partido Conservador que lidero sempre dará a você, e a todos os outros, o amor e o apoio de que você precisa para ser você mesmo.
Em um comunicado no Twitter, Wallis descreveu como tem sido viver com disforia de gênero desde a infância, e disse que uma série de eventos – incluindo estupro e uma extorsão de 50.000 libras (cerca de US$ 65.686) – precederam a decisão de se assumir publicamente.
O trauma levou Wallis a fugir do local de um acidente de carro, segundo o comunicado divulgado por ele.
Wallis não é a primeira pessoa transgênero no governo britânico, mas é o primeiro parlamentar a se identificar publicamente como tal.
“Eu nunca vivi pela verdade e agora não sei como farei isso”, disse Wallis. “Talvez comece contando para todo mundo.”
– Esta notícia foi traduzida por Melina Flynn, Content Producer da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Nova York desmantela mais de 200 acampamentos de moradores de rua
América Latina tem melhor início de ano em três décadas na bolsa