No último pregão do trimestre, Ibovespa descola do exterior e sobe

Preços do petróleo recuam com a possibilidade do governo Biden liberar as reservas americanas para combater a pressão inflacionária

Ações globais caminham para o pior trimestre em dois anos em meio a preocupações com uma desaceleração do crescimento
31 de Março, 2022 | 11:04 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta no início do pregão desta quinta-feira (31), o último do primeiro trimestre do ano, enquanto os principais índices acionários americanos e europeus recuam. As ações dos Estados Unidos caem enquanto investidores monitoram a queda nos preços do petróleo, já que o governo Biden considera uma liberação maciça de petróleo das reservas dos EUA para combater a inflação.

Relatos de que Washington está preparando um plano para liberar cerca de um milhão de barris de petróleo por dia ajudaram a reverter uma recuperação do petróleo antes de uma reunião da Opep+, em que o cartel ratificou sua meta de maio. Enquanto isso, os gastos ajustados à inflação dos EUA registraram uma queda no mês passado, à medida que os preços moderavam a demanda.

Na Rússia, as ações subiam após o país suspender parcialmente a proibição de venda a descoberto de papéis locais nesta quinta, removendo uma das medidas que ajudaram a limitar as quedas no mercado após uma longa paralisação recorde.

As ações globais caminham para o pior trimestre em dois anos em meio a preocupações com uma desaceleração do crescimento, com a guerra na Ucrânia gerando volatilidade nos mercados de commodities em meio a perspectivas de uma retirada mais acentuada dos estímulos. Os mercados agora veem uma forte chance de o Federal Reserve elevar as taxas em meio ponto em sua reunião de maio. Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA subiram mais do que o previsto na semana passada.

PUBLICIDADE
  • Perto das 10h45, o Ibovespa subia 0,48%, a 120.833 pontos
  • O dólar caía 0,62%, a R$ 4,74, assim como os vencimentos dos juros. O DI para janeiro de 2023 caía de 12,770% para 12,725%
  • Nos EUA, o Dow Jones caía 0,21%, o S&P 500, 0,14%, e o Nasdaq, 0,29%

Contexto interno

Na cena doméstica, o registro de desemprego do IBGE divulgado mais cedo ajuda a impulsionar o bom humor. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo o instituto, uma queda ante o trimestre anterior, de setembro a novembro de 2021, quando a taxa foi de 11,6%.

A cena política também está no radar do mercado. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), comunicou a aliados na manhã desta quinta-feira (31) que não vai mais concorrer à Presidência da República e pretende terminar mandato de governador. As informações foram divulgadas inicialmente pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo e confirmadas por Bloomberg Línea.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, que trocou o DEM pelo PSDB a pedido do próprio Doria para concorrer ao governo de São Paulo e proporcionar um palanque ao atual governador, se demitiu da Secretaria de Governo. Aliados de Garcia na Assembleia Legislativa de São Paulo se articulam para protocolar um pedido de impeachment de Doria, caso ele não desista de renunciar.

Leia também

Fintech brasileira adota piso salarial de R$ 7 mil para toda a empresa

Governo estuda reajuste de 5% para funcionalismo público, dizem fontes

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.