Ibovespa segue exterior e oscila na abertura com foco nos juros

Enquanto isso, após quedas consecutivas na semana passada, o dólar opera em alta na manhã desta segunda-feira

Exterior misto dá o tom dos mercados neste início de semana
28 de Março, 2022 | 11:30 AM

Bloomberg Línea — Após abrir no azul, o Ibovespa (IBOV) virou minutos depois do início das negociações e passou a cair, com as bolsas americanas caminhando em direções mistas. Os recuos dos papéis de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) (PETR3) são os maiores pesos negativos do índice nesta manhã. A queda nos preços do petróleo prejudica as ações da petroleira estatal.

Nos últimos desenvolvimentos geopolíticos, as equipes de negociação ucranianas e russas devem retomar as conversas pessoalmente nesta semana. O presidente Joe Biden tentou moderar os comentários pedindo a remoção de Vladimir Putin, dizendo que os EUA não estão buscando uma mudança de regime em Moscou.

PUBLICIDADE

As ações globais se recuperaram das baixas provocadas pela invasão da Rússia, mas permanecem dúvidas sobre a durabilidade do avanço do mercado de ações.

Pode ser que o que estamos vendo seja “mais uma recuperação do mercado em baixa”, escreveu Chris Weston, chefe de pesquisa da Pepperstone Financial Pty, em nota, segundo a Bloomberg News. Ele acrescentou que os fluxos de investimento relacionados ao reequilíbrio da carteira no final de março e no primeiro trimestre podem levar a “movimentos grandes e questionáveis”.

  • Perto das 11h15, o Ibovespa caía 0,7%, a 118.254 pontos
  • O dólar subia 1,29%, a R$ 4,80, após os recuos da semana passada. Os vencimentos dos juros recuavam. O DI para janeiro de 2023 caía de 12,755% para 12,715%
  • Nos EUA, o Dow Jones caía 0,4% e o S&P 500, 0,08%, enquanto o Nasdaq subia 0,18%

Contexto doméstico

Por aqui, o foco segue em qualquer indicação que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dê sobre o direcionamento dos juros e o fim do ciclo de alta da Selic.

PUBLICIDADE

Hoje mais cedo, o BC divulgou - com atraso - o Relatório Focus desta semana. O mercado financeiro voltou a elevar suas projeções para a inflação este ano, pela 11ª semana consecutiva, desta vez de 6,59% para 6,86%. As estimativas para 2023 também subiram, pela terceira semana, de 3,75% para 3,80%.

O movimento acontece em meio à forte alta dos preços, pressionada ainda pela guerra na Ucrânia, com aumento nos preços de commodities como trigo e petróleo.

Funcionários do Banco Central do Brasil disseram que a greve dos servidores da autoridade está atrasando a divulgação da pesquisa Focus, que é acompanhada de perto pelos investidores, assim como um conjunto de indicadores econômicos esperados para esta semana.

PUBLICIDADE

Leia também

Paralisação de servidores do Banco Central atrasa divulgação de indicadores

Inflação e medo de recessão agravam perdas dos títulos globais

Mercado Livre diz que pagou R$ 2,5 bilhões em impostos no Brasil em 2021

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.