Terceira dose da vacina contra Covid só chegou a 46% dos adultos, diz jornal

Segundo reportagem da Folha, 41% dos maiores de 18 anos tomaram todas as doses, mas expectativa era que cobertura estivesse em 71%

Por

Bloomberg Línea — Dos adultos habilitados a tomar a terceira dose de vacina contra a Covid-19, 46% ainda não estão imunizados.

A cifra mostra a dificuldade do país em avançar na vacinação. Na terça-feira (22), 41% dos maiores de 18 anos estavam vacinados com as três doses. Um mês antes, a proporção era de 38%.

A expectativa das autoridades de saúde era que 76% dos aptos estivessem com todas as doses de vacina.

Os dados são do Ministério da Saúde e foram compilados pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o levantamento, a cobertura com três doses é maior entre os mais velhos, que já podem tomar a terceira dose desde setembro do ano passado.

Mas quase um terço das pessoas na faixa de 60 anos ou mais ainda não recebeu o reforço. Nesse grupo, um a cada quatro aptos a receber a terceira dose não a tomou. São cerca de 7,5 milhões de pessoas.

O número de vacinados com a terceira dose vai caindo nas faixas mais jovens. Entre quem tem de 40 a 59 anos, a taxa de vacinação completa é de 45%.

Entre os que têm de 18 a 39 anos, a taxa é de 39%. Essa faixa concentra o maior número de brasileiros com a terceira dose potencialmente atrasada: cerca de 29 milhões de pessoas.

No geral, em toda a população maior de 18 anos, a cobertura do reforço era de 41%. A expectativa, contudo, é que até 76% estivessem com a imunização completa.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a baixa cobertura preocupa num momento em que uma nova variante do coronavírus, ainda mais contagiante que as demais, começa a circular - e alguns estados e cidades começam a flexibilizar o uso de máscaras e medidas de isolamento, como Rio de Janeiro e São Paulo.