Bloomberg Línea — A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) confirmou o cenário de estabilidade nas intenções de voto para presidente da República. O ex-presidente Lula (PT) está na frente, com 44% dos votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%.
Ambos apresentaram variação dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,2 pontos percentuais. Só que Lula teve uma variação positiva, de 43% para 44%, e Bolsonaro, negativa, de 28% para 26%.
São seguidos por Sergio Moro (Podemos), que tem 9%; Ciro Gomes (PDT), com 7%; e João Doria (PSDB), que tem 2%.
O mesmo cenário é mostrado nas demais pesquisas que vêm sendo divulgadas. O levantamento do Datafolha, divulgado ontem, mostrou Lula com 43% das intenções de voto e Bolsonaro, com 26%.
A pesquisa XP/Ipespe também mostra que a situação econômica do país desgasta o presidente Bolsonaro e seu governo.
De acordo com o levantamento, 63% dos eleitores acreditam que a economia está no caminho errado. E 77% acreditam que os preços “aumentaram muito nos últimos meses”.
Cenário parecido é visto nos combustíveis, assunto que ganhou destaque nas últimas semanas: 70% dos eleitores veem Bolsonaro como responsável pela inflação no setor (45% o veem com muita responsabilidade e 25%, com alguma responsabilidade). A guerra na Ucrânia também foi apontada por 70% dos entrevistados.
A pandemia também voltou a ter destaque. Segundo a pesquisa, 54% dos eleitores estão com medo do coronavírus (18% com muito medo e 36%, com “um pouco de medo”). Ao mesmo tempo, 74% dos pesquisados disseram ter perdido parentes e amigos na pandemia e 54% dos entrevistados acreditam que o governo está no caminho errado na questão.
A pesquisa ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 21 e 23 de março. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o número de registro no TSE é BR-04222/2022.