A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (24) apresentou um cenário de estabilidade entre os principais candidatos a presidente, com variação dentro da margem de erro.
Segundo instituto de pesquisa, Lula (PT) tem 43%, Bolsonaro (PL) tem 26%, Moro (Podemos) 8%, Ciro (PDT) 6% e Doria (PSDB) 2%.
Embora a retirada dos nomes do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) da disputa faça com que a atual pesquisa não seja comparável com a pesquisa de dezembro, os cenários mudaram.
Em dezembro, a diferença entre Lula e Bolsonaro, medida com outro conjunto de candidatos, era de 26 pontos percentuais. Agora, a diferença entre os dois primeiros colocados é de 17 pontos.
De certa forma, este movimento de diminuição do tamanho da diferença entre Lula e Bolsonaro também vem sendo captado outras pesquisas realizadas com diferentes metodologias.
A margem de erro do Datafolha é de dois pontos para mais e para menos, em relação ao levantamento anterior, colhido em dezembro. Foram ouvidos 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país entre terça e ontem.