Bloomberg — O novo governo de Portugal é formado por mais mulheres do que homens pela primeira vez na história do país.
Mulheres ocupam nove cargos ministeriais no gabinete de 17 membros do primeiro-ministro Antonio Costa, incluindo um cargo na Defesa Nacional.
Costa, de 60 anos, cujo partido socialista de centro-esquerda conquistou a maioria absoluta em eleição geral antecipada em janeiro, escolheu Helena Carreiras para supervisionar a Defesa. Carreiras é professora de sociologia e diretora do Instituto de Defesa Nacional de Portugal, e concentrou seu trabalho na integração de gênero em instituições militares e aspectos de gênero da segurança internacional.
As mulheres têm sido tradicionalmente sub-representadas em cargos de liderança e governo em Portugal, que até 1974 sofreu uma ditadura de quatro décadas. Em 1979, Maria de Lourdes Pintasilgo serviu brevemente como a primeira e única primeira-ministra de Portugal até à data, supervisionando um governo interino por cerca de cinco meses.
Na vizinha Espanha, as mulheres também superam os homens em cargos ministeriais, com um total de 14 mulheres e oito homens no governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez. Na União Europeia, Suécia e Finlândia estão entre outros membros com gabinetes predominantemente femininos.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também: Brasil é o que mais favoreceu empreendedoras mulheres na América Latina