Bloomberg — A Malásia deve adotar o Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas como moedas oficiais, disse o vice-ministro do Ministério das Comunicações e Multimídia.
“Esperamos que o governo permita isso”, disse Zahidi Zainul Abidin no Parlamento nesta segunda-feira (21), respondendo a uma pergunta de um membro da oposição na legislatura.
Até agora, El Salvador é o único país a adotar o Bitcoin como moeda oficial – e com sucesso questionável. Uma pesquisa com empresas por parte da Câmara de Comércio publicada este mês constatou que apenas 14% haviam feito transações em Bitcoin desde setembro, quando El Salvador a reconheceu como moeda oficial.
O Ministério de Comunicações e Multimídia da Malásia supervisiona os setores digital e de transmissão, com tarefas que variam entre implantar redes móveis 5G até atrair investimentos para o setor de tecnologia. Zahidi não especificou qual o envolvimento do ministério em ativos digitais.
Embora a regulamentação financeira esteja sob o Ministério das Finanças e suas entidades, como o banco central e o órgão regulador de valores mobiliários, o Ministério da Habitação e Governo Local também tem jurisdição sobre “atividades financeiras digitais”, disse Zahidi.
O banco central não anunciou nenhuma posição formal sobre a adoção do Bitcoin como moeda oficial. Contudo, disse à Bloomberg News em janeiro que está avaliando a introdução de uma moeda digital do banco central, ou CBDC, na sigla em inglês. O Bank Negara Malaysia não quis comentar sobre as observações de Zahidi.
Em setembro, o país uniu forças com o Bank for International Settlements, Austrália, Singapura e África do Sul para testar o uso de CBDCs para acordos internacionais por meio de uma plataforma compartilhada em um projeto apelidado de Projeto Dunbar.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também