Spotify assina patrocínio do Barcelona

O Barcelona renomeará seu estádio para Spotify Camp Nou em julho; a marca também aparecerá nas camisas dos jogadores pelos próximos quatro anos

Por

Bloomberg — O Spotify, serviço de streaming de música, assinou um acordo para colocar seu nome nos uniformes e no estádio do FC Barcelona.

Sob os termos do acordo de longo prazo, o Barcelona renomeará seu estádio para Spotify Camp Nou em julho. A marca do Spotify aparecerá nas camisas dos jogadores pelos próximos quatro anos, começando com a temporada 2022-23, informou a empresa em comunicado. O Spotify disse que também usaria o patrocínio para promover artistas musicais.

Embora seja a primeira vez que o clube espanhol vende os direitos de nomeação de seu estádio, grandes empresas pagam há muito tempo para colocar seus nomes em locais esportivos para impulsionar seus negócios e se beneficiar da associação positiva que os torcedores têm com seus times favoritos. As partes não divulgaram os termos. O jornal La Vanguardia, com sede em Barcelona, informou nesta quarta-feira que o acordo vale 280 milhões de euros (US$ 307 milhões), um dos acordos de patrocínio mais caros do mundo.

Barcelona, que é propriedade de seus membros, precisa de toda a ajuda financeira possível. Embora seja um dos clubes de futebol mais condecorados do mundo, perdeu 481 milhões de euros no ano passado. No Spotify, encontra uma empresa liderada por um fanático por futebol. O cofundador e CEO do Spotify, Daniel Ek, manifestou interesse em comprar o Arsenal FC, um dos principais times do Reino Unido.

Em outubro, os sócios do clube sem dinheiro votaram a favor ou levantar fundos adicionais para reformar seu estádio como parte de um projeto mais amplo para fortalecer as finanças combalidas. O aumento da dívida e a receita limitada devido à pandemia de coronavírus forçaram o Barcelona a demitir seu jogador mais icônico, Lionel Messi, que no ano passado assinou com o rival europeu Paris Saint-Germain.

O clube é o único na Espanha cujos limites de gastos do elenco são negativos. A LaLiga, principal competição nacional, anunciou nesta segunda-feira os novos tetos para o orçamento salarial dos clubes, colocando o Barcelona em 144 milhões de euros negativos. O clube poderá contratar novos jogadores apenas economizando em seus gastos, seja reduzindo os salários do elenco atual ou alternativamente aumentando receitas ou cortando despesas.

O Barcelona só começou a colocar publicidade em suas camisas em 2006, décadas depois da maioria dos outros clubes. E o primeiro que apareceu foi o UNICEF, de graça, como forma de sinalizar que o fazia por uma causa nobre e não por dinheiro.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Em clima de Super Quarta, Ibovespa avança seguindo exterior

Aluguel tem maior alta em fevereiro desde 2011; veja cidades mais caras

Premier League considera teste de direitos humanos para futuros donos de clubes