Líder nas pesquisas para a eleição de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que parte do lucro da Petrobras (PETR3 e PETR4) seja aplicada na construção de novas refinarias e em pesquisa pela estatal.
“[Em 2021] o lucro da Petrobras chegou a ser R$ 106 bilhões, metade desse dinheiro dos lucros deveria ser para aplicar em novas refinarias e pesquisa para que a Petrobras continuasse crescendo, entretanto foi feita uma repartição entre os acionistas e o povo ficou chupando o dedo”, disse o ex-presidente em uma entrevista para a rádio Espinharas, em Patos (PB).
Lula culpou a atual política da empresa – vigente desde o governo de Michel Temer em 2016 – pela alta do preço dos combustíveis no país, que castiga as pessoas mais pobres por meio da inflação, principalmente dos alimentos.
Segundo ele, a estatal errou ao vender refinarias e outros ativos, como a BR Distibuidora, gasodutos e poços de petróleo. No caso das refinarias, ele argumenta, o país exporta óleo cru e paga caro para importar derivados de petróleo, como gasolina e óleo diesel.
O ex-presidente também criticou o montante dos bônus para dirigentes da empresa: “A Petrobras está pagando 13 milhões para apenas nove diretores. Você então faz um teto de gastos para não fazer as coisas para o povo pobre, mas não faz um teto de gastos para conter o abuso dos altos salários dos executivos de empresas públicas, que não deveriam ganhar bônus”.
Leia também