Bloomberg Línea — Depois de dois anos de pandemia, a Universidade de São Paulo (USP) voltou a receber nesta segunda-feira (14) os mais de 100 mil alunos de graduação e pós-graduação, além de novos alunos aprovados no último vestibular da Fuvest.
Em nota, a universidade afirmou que o uso de máscara será obrigatório em todos os espaços, além da exigência, para novos alunos, da apresentação da comprovação de vacinação contra a covid-19.
“Apesar do momento em que todos os indicadores negativos relacionados à covid-19 (novos casos, óbitos e internações) estão em queda, os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus ainda precisam ser tomados e serão atualizados conforme a evolução da pandemia”, diz a nota.
Em vídeo, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirma que a sociedade reconhece na universidade “uma grande colaboradora para diminuir os efeitos da pandemia”, e salienta também que a instituição deve ser um exemplo no que diz respeito à contenção da pandemia. “Vamos utilizar a universidade como um exemplo de local que possa diminuir a transmissão do vírus”, diz.
Já a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, tratou de ressaltar a importância da convivência entre colegas, alunos e professores. “O desejável é que possamos ter este contato. Portanto, estamos retomando esta atividade neste momento que temos segurança para tal.”
Volta às aulas com cautela
A USP divulgou uma série de diretrizes com ações adotadas para garantir a segurança de alunos, professores e servidores técnicos e administrativos, como evitar aglomerações, manter distanciamento de pelo menos um metro entre funcionários, ventilação em ambientes fechados e a manutenção de hábitos como o uso de álcool gel e higienização das mãos, por exemplo.
Há também diretrizes específicas para restaurantes, refeitórios, bibliotecas, laboratórios e salas de aula.
A Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo, acontece em todos os campi da USP, entre os dias 14 e 18 de março. No período, aulas regulares são substituídas por atividades presenciais e online para integração entre os novos alunos e os veteranos.
Leia também
A hora dos emergentes: analistas dizem que títulos estão ‘baratos demais’
Assaí é preferida do Goldman no varejo: ‘proteção contra cenário macro e inflação’