Bloomberg — A Ford (F) está ampliando sua linha de veículos elétricos com sete novos modelos nos próximos dois anos em sua linha de carros de passeio e vans comerciais para atingir vendas de mais de 600 mil veículos movidos a bateria.
A montadora dos Estados Unidos também está dobrando para US$ 2 bilhões o investimento planejado para seu principal local de produção em Colônia, na Alemanha, para fabricar veículos elétricos , além de uma instalação de montagem de baterias a partir de 2024, disse a Ford na segunda-feira (14). A ação faz parte do plano global da montadora de atingir mais de 2 milhões em vendas de veículos elétricos.
“A Ford está empenhada e se movendo rapidamente para atender à demanda na Europa e em todo o mundo”, disse o CEO, Jim Farley, em comunicado.
No início deste mês, a Ford deu mais passos para acelerar sua mudança para um futuro elétrico com a criação de uma unidade totalmente elétrica apelidada de “Ford Model e” e uma divisão de motores de combustão “Ford Blue”. " Há um ano, a empresa se comprometeu a se tornar quase totalmente elétrica na Europa até o final da década, uma região na qual a empresa tem procurado, há muito tempo, melhorar os retornos de seus negócios de carros de passeio.
Separadamente, a Ford também anunciou um acordo para construir uma fábrica de baterias para veículos comerciais com seus parceiros turcos. A Koc (KCHOL.IS), maior conglomerado da Turquia, assinou um acordo inicial para fazer parte da joint venture entre a Ford e a sul-coreana SK Innovation (096770) para produzir baterias de 30 a 45 gigawatts-hora.
– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também