Clima dá trégua e lavouras de grãos se desenvolvem no Brasil

Perdas já são irreversíveis, mas condições se mostram favoráveis com chuvas onde safras precisam de água e seco onde a colheita precisa avançar

Plantio avança em praticamente todo o país
14 de Março, 2022 | 08:47 PM

Bloomberg Línea — As condições climáticas na atual safra já causaram perdas irreversíveis para a produção de grãos no Brasil. Contudo, o clima parou de atrapalhar e parece ter dado uma trégua para os agricultores. De modo geral, os dados sobre as condições das lavouras da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicam que chove onde as plantações precisam de água para se desenvolver e o clima está seco nas regiões onde a colheita precisa avançar.

A maior exceção talvez seja o Mato Grosso do Sul. Em algumas regiões, a irregularidade das chuvas tem paralisado o plantio da segunda safra de milho, que já foi concluído em 86% da área prevista. Ainda assim, o ritmo está mais acelerado do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 82% da área estava semeada. Em Goiás, o plantio está praticamente concluído, mas a falta de chuvas que já dura 15 dias em algumas áreas pode prejudicar a produtividade média do Estado caso não volte a chover.

PUBLICIDADE

Veja mais: Brasil perde 25 milhões de toneladas de grãos para a seca

No caso da soja, a colheita avança rapidamente no Centro-Oeste. Em Mato Grosso, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos na próxima semana. Já em Mato Grosso do Sul, 90% da área já foi colhida, restando apenas as lavouras plantadas mais tardiamente. Em Goiás, a estiagem que ameaça a segunda safra de milho foi a mesma que favoreceu um ritmo de colheita de soja mais rápido. Os trabalhos só não avançaram mais por conta de problemas logísticos.

Na região Sul, o Paraná já colheu mais da metade da área plantada e os efeitos da estiagem durante as fases mais críticas do desenvolvimento das lavouras se confirmam nos rendimentos obtidos. No Rio Grande Sul, último Estado a colher soja no Brasil, apenas 6% da área plantada foi colhida. No entanto, as recentes chuvas favoreceram as lavouras em floração e enchimento de grãos.

PUBLICIDADE

Leia também

Churrasco no Canadá: país se abre para importação de carne brasileira

Ministra embarca para o Canadá atrás de fertilizantes para o Brasil

China suspende importação da JBS e Frialto após identificar traços de covid

Alexandre Inacio

Jornalista brasileiro, com mais de 20 anos de carreira, editor da Bloomberg Línea. Com passagens pela Gazeta Mercantil, Broadcast (Agência Estado) e Valor Econômico, também atuou como chefe de comunicação de multinacionais, órgãos públicos e como consultor de inteligência de mercado de commodities.