Bloomberg — A Ford Motor (F) e a PG&E (POR) planejam testar o uso de um novo caminhão elétrico para abastecer residências durante apagões, enquanto a gigante de serviços públicos da Califórnia quer reduzir o impacto de interrupções durante incêndios florestais e tempestades.
As empresas testarão a capacidade do novo veículo elétrico F-150 Lightning da Ford de enviar energia que flui de volta para uma casa e se conecta à rede, disseram o CEO da Ford, Jim Farley, e a CEO da PG&E, Patti Poppe, durante um evento na noite de quinta-feira no CERAWeek, evento da S&P Global em Houston no Texas.
O F-150 alimentado por bateria da Ford é o primeiro de seu tipo que pode ser usado como fonte de energia de backup. A PG&E testará cinco caminhões este ano, disse Poppe em entrevista.
A PG&E vem explorando maneiras de minimizar os cortes de energia preventivos para os clientes em momentos em que ventos fortes aumentam o risco de incêndios florestais. Carros elétricos, que estão se tornando mais comuns na Califórnia, podem ser uma maneira de os moradores manterem as luzes acesas durante os desligamentos, disse Poppe.
No início desta semana, a PG&E disse que trabalhará com a General Motors (GM) para testar carros elétricos como fonte de backup de energia doméstica.
Leia também
Inflação no Brasil supera previsões com impacto da guerra na Ucrânia
AO VIVO: Altos funcionários dos EUA e da China se reúnem na segunda