Bloomberg Línea — O deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, o Mamãe Falei, se desfiliou do Podemos nesta terça-feira (8). O objetivo é escapar do pedido de expulsão do partido que enfrenta desde ontem, feito por prefeitos filiados à legenda.
Ele ainda deve ser processado no Comitê de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de Sâo Paulo) por quebra de decoro parlamentar. Caso seja condenado, pode perder o mandato e ficar inelegível por oito anos.
Veja mais: Aliado de Moro vira alvo de repúdio após falas sexistas sobre ucranianas
No último fim de semana, foram divulgadas mensagens de áudio em que o deputado, que disse ter ido à Ucrânia em missão humanitária, chama as mulheres ucranianas de “gold diggers” (interesseiras, em inglês).
“Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de ‘minas’ e é inacreditável a facilidade”, diz uma das mensagens de Mamãe Falei.
Por causa da repercussão, o deputado desistiu de se candidatar ao governo de São Paulo pelo Podemos, mesmo partido pelo qual Sergio Moro concorrerá à Presidência da República.
Leia também:
Como a guerra afeta as montadoras e os preços dos veículos no Brasil?
Alta do PIB brasileiro ‘reflete a base fraca de comparação’, diz Fiesp