Bloomberg — As sanções impostas à Rússia determinarão se os investidores internacionais poderão cobrar os pagamentos da dívida de títulos soberanos denominados em moedas estrangeiras, segundo o Ministério das Finanças em Moscou.
Os residentes no país receberão seus pagamentos da dívida pública russa em rublos, independentemente da moeda de denominação, disse o ministério em comunicado enviado por e-mail no domingo.
Mas os pagamentos a investidores estrangeiros dependerão de sanções introduzidas contra a Rússia e “isenções estabelecidas pelas licenças e autorizações relevantes”, segundo o comunicado.
Todas as dívidas serão pagas no prazo e em valores totais, disse o ministério.
Leia mais: Putin pretende evitar inadimplência com pagamento de rublos aos credores
O presidente Vladimir Putin assinou um decreto no sábado permitindo que a Rússia e as empresas russas paguem credores estrangeiros em rublos como forma de o governo evitar calotes, enquanto os controles de capital permanecem em vigor.
Os títulos corporativos russos denominados em moedas estrangeiras caíram para níveis profundamente baixos nos últimos dias, à medida que os investidores avaliavam o impacto das sanções impostas ao país após a invasão da Ucrânia.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- AO VIVO: Confira as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
- ONU conta mais de 1,5 milhão de refugiados fora da Ucrânia
- Zelenskiy fala com 300 parlamentares dos EUA sobre importações russas
- Para Putin, sanções contra Rússia são como uma declaração de guerra
- Rússia tem corrida a supermercado e varejista limita compra de açúcar, óleo e trigo
© 2022 Bloomberg L.P.