Musk enviará mais terminais Starlink para a Ucrânia, diz Zelenskiy

Objetivo é ajudar a manter a comunicação pela internet funcionando enquanto o país luta contra a invasão da Rússia

Por

Bloomberg — O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que Elon Musk prometeu ao país outro lote de terminais de satélite Starlink para ajudar a manter a comunicação pela internet funcionando enquanto o país luta contra a invasão da Rússia.

Em um post no Twitter no sábado, Zelenskiy disse que conversou com Musk, CEO da Tesla Inc. (TSLA) e SpaceX, e outra entrega de sistemas Starlink chegará na próxima semana “para cidades destruídas”. “Sou grato a ele por apoiar a Ucrânia com palavras e ações”, acrescentou.

A SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Falei com @elonmusk. Sou grato a ele por apoiar a Ucrânia com palavras e ações. Na próxima semana receberemos outro lote de sistemas Starlink para cidades destruídas. Discutiu possíveis projetos espaciais. Mas vou falar sobre isso depois da guerra.

— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) 5 de março de 2022

O serviço da Starlink foi ativado na Ucrânia no mês passado, uma medida que Musk disse ser uma resposta a um pedido do vice-primeiro-ministro para ajudar o país a manter o acesso à internet em meio à invasão russa.

Mykhailo Fedorov, que também é ministro da transformação digital da Ucrânia, anunciou a chegada do primeiro lote de terminais Starlink twittando uma fotografia do equipamento.

A SpaceX de Musk planeja colocar milhares de satélites Starlink em órbita, criando uma constelação de serviços de internet que funcionaria como uma alternativa de baixo custo para sistemas remotos baseados em terra que são vulneráveis a interrupções. O bilionário doou anteriormente 50 terminais de satélite para restaurar a internet em Tonga, cuja rede de telecomunicações foi severamente afetada por um tsunami este ano.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também