Moody’s rebaixa rating de crédito da Rússia

Agência de classificação de risco afirma que controles de capital restringirão os pagamentos internacionais, incluindo o serviço da dívida em títulos do governo

Por

Bloomberg — Os ratings de emissor de longo prazo e de dívida sênior sem garantia da Rússia foram reduzidos de “B3″ para “Ca”, com perspectiva negativa, pela Moody’s Investors Service, devido às expectativas de que os controles de capital do Banco Central da Rússia restringirão os pagamentos internacionais, incluindo o serviço da dívida em títulos do governo.

A mudança ocorre menos de uma semana depois que a Moody’s retirou a classificação de grau de investimento da Rússia, reduzindo o rating da Rússia para “B3″ em 3 de março.

O rebaixamento “é, portanto, motivado por sérias preocupações com a disposição e capacidade da Rússia de pagar suas obrigações de dívida”, disse a Moody’s em comunicado neste domingo. “A opinião da Moody’s é que o risco de inadimplência aumentou significativamente e que a provável recuperação para os investidores estará em linha com a média histórica, compatível com um rating Ca.” As expectativas de recuperação estão em 35% a 65%, disse.

A decisão tem o suporte de uma declaração do National Settlement Depository de que os pagamentos de cupons dos títulos do governo OFZ com vencimento em 2 de março foram pagos apenas aos detentores locais dos papéis, disse.

A Moodys anunciou a mudança horas depois que o presidente Vladimir Putin assinou um decreto permitindo que o governo russo e as empresas russas paguem credores estrangeiros em rublos como forma de evitar calotes enquanto os controles de capital permanecem em vigor.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também