Ucrânia quer retomar negociações com a Rússia

Se aceita a proposta, será a terceira rodada de negociações entre autoridades russas e ucranianas desde a invasão

Por

Bloomberg — A Ucrânia se ofereceu para realizar uma outra rodada de negociações com a Rússia na segunda-feira, informou a Ukrainska Pravda, citando pessoas com conhecimento do assunto no escritório do presidente Volodymyr Zelenskiy. A Rússia ainda não confirmou se aceitará, disse a Ukrainska Pravda.

Se aceita a proposta, será a terceira rodada de negociações entre autoridades russas e ucranianas desde a invasão.

A proposta ucraniana ocorre após o impasse nas discussões para um cessar-fogo parcial para a criação de corredores humanitários para saída de civis. A Rússia aceitou um acordo de cessar-fogo temporário para permitir que civis deixassem Mariupol no Mar Negro e Volnovakha. Autoridades ucranianas, no entanto, disseram que o acordo foi violado e tropas russas voltaram a bombardear a região.

O presidente da Ucrânia pediu aos legisladores dos EUA que apoiem a proposta de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia. A Otan rejeitou na sexta-feira o pedido de Volodymyr Zelenskiy para impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia por causa do potencial de um conflito mais amplo com a Rússia.

Zelenskiy também pediu mais armas e ajuda humanitária para a Ucrânia. O governo do presidente Joe Biden está buscando um financiamento extra de US$ 10 bilhões para responder à invasão russa, incluindo assistência humanitária e militar.

O presidente ucraniano “fez um apelo desesperado para que os países do Leste Europeu forneçam aviões de fabricação russa para a Ucrânia”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer. Vários países europeus rejeitaram a doação de aeronaves militares.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também