Rússia tem corrida a supermercado e varejista limita compra de açúcar, óleo e trigo

X5 Retail teve forte demanda por alimentos como açúcar, óleo de girassol e trigo sarraceno em várias regiões

X5 Retail teve forte demanda por alimentos como açúcar, óleo de girassol e trigo sarraceno em várias regiões
Por Bloomberg News
05 de Março, 2022 | 11:01 AM

Bloomberg — A maior varejista de alimentos da Rússia decidiu limitar temporariamente grandes compras de alguns produtos em seus supermercados após identificar um forte aumento na demanda por alimentos como açúcar, óleo de girassol e trigo sarraceno em várias regiões.

O X5 Retail Group NV disse que tem suprimentos suficientes, mas está lutando para embalar e transportar produtos com rapidez suficiente para acompanhar a demanda dos consumidores.

PUBLICIDADE

Os russos estão correndo para conseguir dinheiro à medida que o rublo derreteu após as sanções internacionais. As pessoas também estão comprando eletrônicos em meio a preocupações com a escassez, depois que fornecedores estrangeiros de diferentes produtos, de alimentos a carros, prometeram parar de fazer negócios com a Rússia.

Mais cedo, a Rússia informou que interromperá alguns voos internacionais para manter os aviões alugados fora das mãos de proprietários estrangeiros que tentam recuperá-los. A ordem entra em vigor no domingo e se aplica a companhias aéreas que alugaram aviões de proprietários estrangeiros, disse o regulador de aviação do país, citando o “alto risco de aviões de companhias aéreas russas serem retidos ou apreendidos no exterior”.

A medida dará à Aeroflot e a outras transportadoras russas cobertura para manter centenas de aeronaves que, sob sanções da União Europeia, deveriam ser devolvidas aos proprietários até 28 de março.

A Moody’s Corp. suspenderá suas operações comerciais na Rússia por enquanto. A medida abrange as operações da Moody’s Investors Service e da Moody’s Analytics, disse a empresa em comunicado no sábado. A Moody’s Investors Service manterá cobertura analítica para classificações existentes de fora da Rússia, acrescentou.